Retrospectiva 2022: Veja o que foi destaque em Erechim no mês de maio
O mês de maio se inicia com a participação de um grupo erexinense na South Summit em Porto Alegre e a Rádio Cultura tem um correspondente para trazer as informações aos ouvintes.
Foi destaque no quinto mês do ano, a realização de um antigo sonho da Força Voluntária, as ações do maio amarelo, os 51 estudantes que concluíram os cursos do Qualificar Erechim + Empregos, o grande programa de preservação ambiental de Erechim, a rede de internet e telefonia solta que causa risco em bairros da cidade, os 54 anos do Grupo Jupem, o início da comercialização de estandes da Frinape para não sócios da ACIEE, as estratégias para fomentar a inovação em Erechim e a grande quantidade de projetos aprovados na secretaria de obras.
Na Educação, destaque para a união de forças entre a secretaria de educação e a frente parlamentar de educação infantil, a abertura das inscrições para mestrado na UFFS e as três décadas de transformação da realidade pela URI, através da Educação.
Sempre com muita audiência no programa Estúdio Boa Vista, o analista de economia Tulio Lichtenstein destaca o endividamento dos brasileiros e a proporção de rendimentos em relação ao salário mínimo mensal.
Na saúde, Erechim conquista o quarto lugar no prêmio “Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul”, quase 250 casos de dengue; mais de 170 ainda aguardavam resultados, médicos de Erechim testam alimento para reduzir tempo de jejum em cirurgias, registro de um óbito por dengue em Erechim e 34 no estado, aplicação de veneno contra à dengue é realizada em mais de 190 locais e os 23 anos de história da CoopuSaúde e os seus 5 mil usuários.
Leia também: Retrospectiva 2022
Janeiro, Fevereiro, Março e Abril
Na área econômica, a Lugano inaugura loja em Erechim, a prefeitura municipal começa a emitir alvará sanitário on-line, investimentos de mais de R$ 500 milhões de empresas erexinenses, Cavaletti e Plaxmetal entre as 50 empresas mais inovadoras do Sul.
A publicação do edital de concessão da água e esgoto e os bens incluídos indevidamente pela Corsan e também o concurso público de Erechim.
Maio também teve muitas notícias de infraestrutura, como as obras no distrito de Capo-Erê, a suspensão da liminar que paralisou a construção do presídio de Erechim, os recursos para o asfaltamento da rua Julio Anzanello, a reunião das PPPs da iluminação pública, do centro administrativo e da coleta do lixo e a necessidade de mais um cartório de imóveis em Erechim.
Foi destaque ainda as fortes chuvas que encheram os rios que cortam a cidade e causaram alagamentos e transtornos, bem como a quantidade de chuvas em alguns bairros.