URI transformou realidade da região por meio da educação ao longo de três décadas de existência

A Uri completa 30 anos de história nesta quinta-feira, 19 de maio. Para falar sobre o assunto, o Estúdio Boa Vista recebeu o professor e diretor da instituição, Paulo Giolo que relembrou feitos históricos ao longo das três décadas de existência da URI. Ele falou também sobre as transformações regionais vivenciadas a partir da educação.

Segundo Giolo é comum encontrar empresários, diretores e funcionários bem sucedidos que passaram pela URI. O professor citou como exemplo o curso de administração que foi um dos pioneiros e também o curso de ciências contábeis e relembrou alunos que hoje exercem funções importantes na sociedade.

Paulo Giolo afirmou que uma universidade comunitária tem o compromisso de mudar a realidade de uma região. “Quando colocamos um curso não pensamos que lucro vai dar, mas você coloca um curso para mudar a realidade da região então se coloca com qualidade”, disse.  

Sobre os avanços tecnológicos Giolo destacou que a URI possui mais laboratórios do que salas de aula e que os investimentos em tecnologia são constantes. “Essa é uma característica da URI, de investir em equipamentos em todas as áreas”. Giolo citou como exemplo o curso de Ciência da Computação onde foi investido recentemente cerca de R$ 500 mil reais na substituição de computadores. Ainda falando sobre tecnologia, ele citou o trabalho do URICEPP que conta com salas cirúrgicas, bonecos inteligentes e os milhares de atendimentos feitos gratuitamente a comunidade nas mais variadas áreas.

Projetos futuros

Giolo abordou também os projetos em desenvolvimento e que devem ampliar a capacidade de transformação regional através da educação. “Temos um projeto para um centro de inovação em saúde no Campus 2 com investimento de R$600 mil para fazer um local para discussão e para incentivar novas ideias na área da saúde”. Outro projeto é o centro de inovação para áreas de engenharia com investimento de 5 milhões.

Medicina

Paulo Giolo relembrou a conquista do curso de medicina para Erechim e informou que a primeira turma de médicos formados pela URI concluirá a graduação em dezembro de 2023. “Nós temos uma média de 50% dos alunos de fora da nossa região e 50% são daqui e com certeza esses profissionais permanecer por aqui.  Isso já é um impacto da formatura, mas por outro lado eles estão no internato junto ao hospital Santa Terezinha, hospital de Nonoai e de Getúlio Vargas que são os hospitais que formam o curso de medicina e eles já estão atuando junto com os médicos e isso acaba melhorando e deixando mais rápido o atendimento”, concluiu.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS