Edital publicado: “Corsan nunca olhou para a cidade de Erechim”, diz prefeito Polis

Durante a semana o município de Erechim publicou o edital de concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município e, este foi o tema central do ‘Café com o Prefeito’ da Rádio Cultura nesta sexta-feira (27).

“Essa é uma longa história, teve muitas atualizações e agora chegou a hora de resolvermos a situação. O edital de saneamento diz respeito ao tratamento de esgoto e da entrega da água potável, nenhum, nem outro, a Corsan investiu. Não é problema dos funcionários da concessionária, mas a direção nunca olhou para a cidade de Erechim. Nossos encanamentos tem 40% de perda de água e as coisas que nós conseguimos, como foi o caso do reservatório, foi na base da força”, relatou Polis.

Comentou que o edital de concessão desafoga a cidade de muita coisa. “Muitos prefeitos, inclusive eu, tentamos resolver de forma diplomática mas não deu, por isso agora o edital. Precisamos de um planejamento para garantir os próximos 20, 50, 100 anos da cidade”.

Ele disse ainda que os governadores também não olharam para a cidade e os investimentos pesados que aqui foram realizados, foi iniciativa da municipalidade. “Foram quase 30 milhões na transposição do Rio Cravo, livrando a cidade de racionamentos”, lembrou.

A Concorrência Pública Nº 09/2016 compreende a prestação do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário, composto pelo projeto, construção, melhorias, ampliação, revisão, operação e manutenção das unidades integrantes do sistema físico, operacional e gerencial de produção e distribuição de água, coleta, afastamento, tratamento e disposição final de esgoto sanitário, incluindo a gestão dos sistemas organizacionais, a comercialização dos produtos e serviços envolvidos e o atendimento aos usuários, bem como a prestação de serviços complementares.

Perante o edital o melhor cenário segundo o prefeito seria sete, oito, 10 empresas participarem da licitação, com menor tarifa em relação a praticada pela concessionária atualmente. Sem esquecer que o edital prevê “que a empresa vencedora precisará ter um sede em Erechim e o ISS ficará aqui”, salientou.

O aporte de recursos previsto para a qualificação dos serviços é de aproximadamente R$ 225 milhões para investimentos de universalização da coleta e do tratamento do esgoto e R$ 117 milhões para investimento no sistema de abastecimento de água. Aproximadamente 43% dos investimentos previstos deverão ocorrer até o quarto ano do contrato.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS