Aprovado o projeto de lei dos parklets, de autoria da presidente Ana Oliveira e do vereador Renan Soccol

Na última sessão ordinária do Poder Legislativo erechinense, realizada na segunda-feira (24), foi aprovado o projeto de lei que visa à instalação de extensão temporária do passeio público, popularmente denominada parklet, no município. A proposta, de autoria da presidente Ana Oliveira (MDB) e do vereador Renan Soccol (Progressistas), contou com o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, e tem como principal objetivo ampliar a oferta de espaços públicos de convivência à comunidade.

Conforme explicam os parlamentares autores do projeto, esta iniciativa já é realidade em diversas cidades do Brasil e do mundo. No Rio Grande do Sul, municípios como Rio Grande, Farroupilha e Porto Alegre aderiram – com sucesso – aos parklets. “A finalidade desta ideia é garantir espaços que realmente possam ser utilizados recreativamente pela população, além de promover convivência nas ruas para proporcionar aos cidadãos maior interação social, democratizando o uso das vias de nossa cidade”, observam Ana e Soccol, ressaltando que a instalação dos espaços se dará através de parcerias com a iniciativa privada, sem gerar custos ao município.

Sobre os parklets – O uso e extensão do passeio público, denominado parklet, é a implantação de uma plataforma sobre a área antes ocupada por veículos na via pública, equipada com bancos, floreiras, mesas, cadeiras e guarda-sóis. Além da utilidade, os parklets contribuem para o embelezamento da cidade, humanizando e melhorando a paisagem urbana. Um exemplo já existente em Erechim está no parklet localizado na Avenida Maurício Cardoso, em frente ao Plaza Imigrante.

Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Vereadores de Erechim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS