A dança em evidência no Pólo de Cultura – Festival On Line 2021

Evento acontece neste final de semana, 18 e 19, com o objetivo de valorizar as diversas formas de arte e cultura do município

A dança de Erechim estará em evidência no Projeto Pólo de Cultura – Festival On Line 2021, promovido pela ACCIE, que acontece neste final de semana, 18 e 19, no formato virtual. Academias e diferentes grupos se apresentarão em uma mostra virtual para que se possa contemplar toda a expressão dos artistas da dança erechinense. Será no dia 19, domingo, a partir das 14h45min, no Facebook e no Youtube da Frinape e na página Pólo de Cultura – Festival Online 2021.

O Projeto Pólo de Cultura tem financiamento do Pró-Cultura RS – Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e conta com uma programação recheada também de atrações musicais para todos os gostos, além de importantes entrevistas culturais com historiadores, pesquisadores e gente que faz cultura em Erechim. Ainda terá programação para o público infantil com Contação de História “A Era do Gelo” e Pocket Show Infantil Festejar com personagens de desenhos animados e exibição do Documentário: Imigrantes Olhos da África, com bate-papo com seus produtores.

A programação acontecerá em dois dias: no dia 18 de dezembro, das 13h até às 23h, e no dia 19 de dezembro, das 8h30min até às 22h. São patrocinadores deste projeto cultural as empresas: Cavaletti S/A Cadeiras Profissionais, Plaxmetal S/A Indústria de Cadeiras Corporativas e Sementes Estrela Com. Imp. Exp. Ltda.

            MOSTRA DE DANÇA VIRTUAL

Haverá uma Mostra de Dança virtual por meio da produção de um vídeo documentário com a participação de 20 artistas/grupos de dança de Erechim, que contou com a curadoria do artista Arthur José dos Santos, que é ator, professor, bailarino, coreógrafo de danças urbanas na cidade e atua também na produção de eventos culturais

Para ele, participar do projeto do Pólo de Cultura está sendo muito enriquecedor. “Acabamos resgatando e valorizando todos os artistas que fazem parte do segmento da dança de alguma forma. Sejam os grupos étnicos, privados, os CTGs e outros”, fala. Segundo Arthur, será muito importante mostrar para a comunidade o quão rico é o conteúdo cultural da cidade em relação ao meio da dança. “Temos 20 grupos de dança que vão se apresentar no documentário, além de alguns artistas convidados. Nesta mostra, podemos ver claramente o quanto Erechim produz dança de alto nível, de qualidade. O quanto Erechim respeita a sua cultura e a história da dança em relação aos imigrantes que fazem parte da cidade”, revela Arthur.

Para ele, o registro que será deixado é um documento para a posteridade. Daqui a alguns anos, estes artistas e grupos poderão ser lembrados como os grandes agentes culturais que faziam dança em um polo cultural muito rico no Rio Grande do Sul.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS