XVIII Feira do Livro de Getúlio Vargas encerra com o IX Sarau Cultural Artístico

Comercialização de livros está sendo realizada na Câmara de Vereadores

Encerra, na próxima terça-feira, dia 31 de outubro,  com a realização do IX Sarau Cultural Artístico, mais uma edição da Feira do Livro de Getúlio Vargas, que teve início no dia 25. Em sua 18ª edição, o evento foi marcado por inúmeras atividades desenvolvidas de forma descentralizada na cidade – Centro Municipal da Cultura, Salão Nobre do Colégio Estadual Antônio Scussel e Acampamento Farroupilha -, buscando concretizar o slogan deste ano: “Uma cidade leitora” e seu tema “Uni-versos da leitura”. Este ano o Sarau Cultural  tem como temática “Mosaico Cultural”.

A abertura oficial foi realizada na manhã desta quarta-feira, 25, no Salão Nobre do Colégio Estadual Antônio Scussel, contando com a presença de autoridades, convidados e comunidade. Presentes o Vice-prefeito Elgido Pasa; o Presidente do Poder Legislativo, Vilmar Soccol; a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto; a Patrona da XVIII Feira do Livro, Gisele Maria Tonin da Costa; a Patrona da XVII Feira do Livro, Sônia Lang Piazetta; o Diretor do Centro de Educação Ideau – Colégio Santa Clara, Ivonei Fabiano Grolli, a Diretora do Colégio Estadual Antonio Scussel, Professora Tânia Sosmaier; e a aluna do 8º Ano da E.M.E.F. Pedro Herrerias, Ketlyn Ângela Ostroski, autora do desenho que ilustra a capa do folder da Feira, que, durante a cerimônica recebeu o seu certificado de vencedora do concurso e como prêmio o vale de uma sessão de fotos – gentileza do stúdio Jordana Prause Photografias.

A solenidade teve início com a divulgação do evento pelos Mascotes Leiturildo (Luiz Loiran Onofre Júnior) e a Leiturilda (Julia Aliprandini Kuiawinski). Em seguida, foi  feita a apresentação da Patrona da Feira,  Gisele Maria Tonin da Costa. Ela recebeu a sineta das mãos da Patrona da XVII Feira do Livro, Sônia Lang Piazetta.

A promoção da XVIII Feira do Livro de Getúlio Vargas é do Governo Municipal, através de uma Comissão Organizadora formada pela SMECD, Conselho Municipal da Cultura, Biblioteca Pública Municipal Dr. Léo Stumpf, Colégio Estadual Antônio Scussel e Escola de Ed. Básica Ideau. Conta com apoio de Maria’s Eventos.

 

PRONUNCIAMENTOS

Em sua despedida,  Sônia Lang Piazetta, destacou que todos nascemos com a proposta de sermos felizes. Segundo ela, os professores têm uma grande pretensão de fazer os seus alunos felizes e, na sua avaliação, é possível ser feliz através da educação. “A leitura abre para o mundo”, destacou.

A Patrona Gisele Maria Tonin da Costa afirmou que “o mundo da leitura é libertador e encantador, e é fundamental na formação das pessoas”. Para ela, ser escolhida Patrona desta 18ª edição da Feira do Livro de Getúlio Vargas equivale a um prêmio que se recebe uma só vez, mas que vale por uma vida inteira. “Fui surpreendida por essa graça da vida, que não se pede, não se exige, mas se agradece. É uma honra. É uma alegria”, afirmou. Citando o poeta Mário Quintana: “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”, Gisele conclamou a todos para que em um mundo de manifestações, reivindicações, façamos a verdadeira revolução, que é mudar nossas vidas, abrir nossas mentes para novos mundos, abrir um livro. “O livro alimenta a mente”, sentenciou.

Ao tocar a sineta, a Patrona Gisele enalteceu que quer que essa sineta toque o coração de todos, principalmente dos adultos, dos pais, os quais têm a primeira responsabilidade de, trazendo uma criança ao mundo, apresentar esse mundo para ela. “E o melhor meio para isso é o livro”, acrescentou.

A Secretária Municipal de  Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto, agradeceu às entidades parceiras que ajudaram na concretização do evento e destacou o slogan “Uma Cidade Leitora” como sendo um grande desafio e uma responsabilidade de todos.

O Vice-Prefeito Elgido Pasa, ao se dirigir à Patrona Gisele, afirmou que isso está acontecendo em sua vida não por acaso, mas pelo seu trabalho de mais de 28 anos à frente da educação. Segundo ele, o saber não ocupa lugar, por isso, convidou a todos a lerem, não importando o tema: “leiam o que gostam, o importante é abrir os horizontes”, falou. Pasa afirmou que o Governo Municipal tem como uma de suas metas incentivar a leitura, pois “ela nos fortalece, nos engrandece”, finalizou.

 

PATRONA

Gisele Maria Tonin da Costa é Pedagoga, Especialista em Planejamento e Gestão da Educação, Especialista em Gestão do Ensino e Aprendizagem e Mestre em Educação. Toda a sua trajetória profissional é dedicada à causa da educação. Ao longo de seus mais de 28 anos como professora, atuou como vice diretora, coordenadora pedagógica, supervisora de estágio, professora na Educação Infantil, Anos Inicias e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Magistério. De 1989 a 2008 foi docente no Colégio Santa Clara e em 2005 passou a integrar o quadro docente da Ideau.

Atualmente é Coordenadora Pedagógica e professora nos Cursos de Graduação e Pós Graduação das Faculdades Ideau. Assessora Pedagógica do Programa “A União faz a Vida” – Sicredi/Ideau. Publicou vários artigos científicos em revistas e congressos nacionais e internacionais. É palestrante, já orientou mais de 500 trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós graduação.

Participou na Elaboração e Revisão de Itens do BNI – Banco Nacional de Itens – Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente. 2011. INEP/MEC, em Brasília.

Autora dos livros: Metodologia Científica: normas para trabalhos científicos (2008) e A ressignificação do Projeto Político-Pedagógico na Escola: das necessidades às ações (2010). Editora Executiva da Revista de Educação do Ideau – Rei.

 

TEATRO

A primeira atividade da XVIII Feira do Livro de Gertúlio Vargas foi a apresentação da Peça Teatral: “Nos Bastidores”, com o Grupo de Artes “Dias de Sucesso”, abordando a Sustentabilidade ambiental; Incentivo ao Convívio familiar; importância dos estudos.

Na noite da abertura oficial da Feira do Livro, aconteceu o lançamento de duas obras literárias: “Cônego Stanislaw Kostka Olejnik”, de Marli Elicker Camargo e “Receio”, de Débora S. Mattana, e também o VIII Rock Café Literário, com participação de Uorlan Martins, Acústico em homenagem a Cazuza, que teve como mediadora a Professora Doutora Mariele Zawieruka Bressan.

 

            CIRCUITO CULTURAL

Nesta quinta-feira, 26, aconteceu o Circuito Cultural, no Acampamento Farroupilha, nos turnos da manhã e tarde onde estudantes de diversas escolas participaram de Workshop com o Setor de Alimentação Escolar, Contação de Histórias de obras de Monteiro Lobato e Pintura de Rosto e brinquedos de Maria’s diversões e casa de festas.

À noite, teve sessão de cinema, com o filme Nunca Me Sonharam, no Centro Municipal da Cultura.

 

PROGAMAÇÃO

27/10/2017 – Sexta-feira

Leitura de Imagens – Profª Drª Mariele Zawieruka Bressan

Local: Centro Municipal da Cultura

Horário: 8:30; 9:30; 10:30

 

Workshop (Alunos da Ideau – Música: Tropicália)

Local: Centro Municipal da Cultura

Horários: 8:30; 9:30; 10:30

 

Workshop: Programação e Robótica

Prof. André Gustavo Schaeffer – UFFS

Manhã: 8:30 às 11:30 – E.M.E.F. Pedro Herrerias

Tarde: 13:30 às 16:30 – E.M.E.F. Antônio Zambrzycki

 

Peça Teatral (comédia): “O casamento de Maria Feia”- Programa AABB Comunidade – Duração: 60 min

Horário: 8:30 e 10:00

Local: Salão Nobre do Colégio Estadual Antônio Scussel

 

31/10/17 – Terça-feira

IX Sarau Cultural Artístico de Getúlio Vargas

Horário: 20 horas

Local: Salão Nobre do Colégio Antônio Scussel

 

Durante os dias da Feira haverá:

– Comercialização de livros – Câmara de Vereadores

– Exposição de fotografias – Acervo do Calendário de Eventos de Getúlio Vargas – Série Histórica 2013 – 2016 pelo IHGGV – Centro Municipal da Cultura

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS