Raio X do emprego em Erechim

Dados do Caged mostram que apesar do saldo positivo, um setor da economia demitiu mais do que contratou no corrente ano

Por ter uma economia muito diversificada, Erechim ocupa uma posição de destaque no Alto Uruguai Gaúcho e no estado. Aqui estão sediadas algumas das maiores empresas do Brasil em seus segmentos de atuação.

Diversas vezes o emprego foi tema de debate na programação da Rádio Cultura e também nas páginas do Jornal Boa Vista. Também é muito comum ouvir anúncio de vagas e feirões de emprego, todas as semanas e em todos os setores da atividade econômica de nosso município.

O número total de empregos formais vem crescendo significativamente ano pós ano, demostrando cada vez mais a força e a capacidade que temos de enfrentar as adversidades do mercado.

 

Cada setor econômico possui suas características e particularidades, alguns com maior capacidade empregatícia, outros menos. A indústria segue uma crescente, mas em 2022 são os serviços que apresentam os maiores percentuais de crescimento.

 

Acompanhe abaixo, o comportamento do emprego nos principais setores de nossa economia em 2022:

Agropecuária

Apesar de representar uma importante parcela da nossa economia e por ser movido em partes pela agricultura familiar, é o setor que menos emprega de forma direta. A maior participação empregatícia deste setor é de forma indireta, pois gera a necessidade para a indústria e comércio de máquinas e insumos além de serviços de assistência técnica e assessoria. Em 2022 apresenta saldo negativo.

 

Construção

Apesar de ter fechado o mês de maio com saldo negativo, 2022 teve 138 novos empregos e é o setor com maior crescimento percentual: 8,54%.

Comércio

Este é o setor mais volátil da economia quando falamos em empregabilidade. É influenciado diretamente pelo desempenho de todos os demais setores, além da necessidade de reforçar a equipe de trabalho em determinadas épocas do ano e datas comemorativas.

Apesar de ser muito impactado com o crescimento do e-commerce, nosso comércio apresenta crescimento no número de emprego ao longo dos últimos anos. Em 2020: 72, 2021: 246 e até maio de 2022 foram 33 novos empregos.

Serviços

É o segundo setor que mais emprega, e em 2022 tem o maior quantitativo de empregos criados, com 357 vagas.

Indústria

É sem dúvida o setor com a maior participação de nossa economia, é quem movimenta o maior volume financeiro e também quem mais emprega em Erechim. Apesar de ter diminuído o número de contratações nos últimos meses e, surpreendentemente ter fechado o mês de maio demitindo mais que contratando (60), apresenta crescimento sólido ao longo dos anos:

2020: 5,68%, com 725 vagas; 2021: 7,07%, 953 vagas; em 2022, até maio, o crescimento é de 2,09% e 302 vagas criadas.

Também foi tema de diversos debates na programação da Rádio Cultura, a grande dificuldade que breca o crescimento de empresas pela falta de mão de obra. Fala-se muito no grande número de desempregados (índice brasileiro medido pelo Ipea é de 9,4%), porém em Erechim parece que a realidade é outra.

Muitos podem ser os fatores que levam a esta busca “frustrada” por colaboradores: facilidade na criação de MEIs, baixos salários oferecidos, entre outros. Pode-se citar também que os profissionais que entraram recentemente no mercado de trabalho, não são atraídas pelas vagas oferecidas atualmente, além de também buscarem um rápido crescimento profissional, o que na grande maioria das vezes não ocorre.

O gráfico abaixo mostra o crescente número de contratações e demissões, gerando um alto índice de rotatividade de colaboradores nas empresas erexinenses:

Este é somente mais um desafio para a empregabilidade, melhorias nos processos de recrutamento e seleção, automatização de processos produtivos, qualificação profissional, disposição para o trabalho, salários adequados e a busca pelo crescimento profissional.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS