Ciro, Lula, Janones e Bolsonaro serão os primeiros a oficializar as candidaturas à Presidência da República

As convenções partidárias iniciarão no dia 20 deste mês

As convenções partidárias que oficializarão as candidaturas à Presidência da República nas eleições deste ano começarão a ser realizadas a partir do dia 20 deste mês.

O calendário estabelecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) prevê que as convenções ocorram até 5 de agosto. O primeiro a ter a candidatura oficializada será Ciro Gomes (PDT). A convenção partidária está marcada para o dia 20, na sede do PDT, em Brasília.

Em seguida, estão previstos encontros para homologar as candidaturas de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT (dia 21, em São Paulo); André Janones, do Avante (dia 23, no ginásio Minascentro, em Belo Horizonte); e Jair Bolsonaro, do PL (dia 24, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro).

O MDB ainda não confirmou a data da convenção que oficializará a candidatura da senadora Simone Tebet, mas a previsão é de que o encontro ocorra no dia 25. Os demais pré-candidatos à Presidência da República serão homologados depois do dia 30 deste mês.

Organizadas pelas próprias siglas em anos eleitorais, as convenções partidárias são encontros nos quais os filiados aprovam a candidatura e a eventual participação em coligações.

Após a convenção, o partido pode registrar a candidatura no TSE – último passo para a oficialização do candidato. Para isso, são entregues documentos, como a declaração de bens do candidato e a plataforma eleitoral.

A partir de 16 de agosto, os candidatos registrados no TSE poderão começar a fazer a propaganda eleitoral.

Fonte: O Sul

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS