Primeiro arquiteto surdo gaúcho conclui graduação na URI

A URI Erechim vive neste sábado,7, às 19h, mais um momento histórico nesses 30 anos como Universidade. Depois de formar vários acadêmicos com necessidades especiais ao longo desse período, a Universidade vai diplomar o aluno Emerson Rafael Galli da Silva como Arquiteto e Urbanista.

Emerson Rafael é filho do Jornalista e Radialista Nadir Pereira da Silva e da Professora de Libras e Intérprete da URI, Veranice Galli, também diplomada em Pedagogia pela Universidade.

O ato vai ocorrer no Salão de Eventos, quando acontece a formatura conjunta dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Elétrica. Emerson é um dos 19 concluintes do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Com isso, ele se torna o primeiro profissional surdo dessa área a colar grau em Erechim.

Ele conta que teve que superar muitas dificuldades ao longo de sua formação, desde que entrou no Colégio Santo Agostinho, com um ano e dois meses de vida, até encerrar no Ensino Fundamental, passando pela Escola João Germano Imlau, onde realizou o Ensino Médio, até chegar à URI Erechim, quando foi aprovado para o Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Emerson, quando iniciou os estudos na URI, foi acompanhado no primeiro semestre por sua mãe, Vera, que, posteriormente, passou a atuar no Curso de Educação Física, também como Tradutora e Intérprete.

No último semestre do curso, novamente voltou a atuar com o filho, tendo em vista que a profissional que o acompanhava precisou se ausentar. “O destino me reservou algo muito especial: plantei uma sementinha, que foi cultivada durante cinco anos, e colhi o fruto junto com meu filho”, resumiu.

A comemoração foi completada com a apresentação do Trabalho Final de Graduação (TFG) quando Emerson conquistou a nota 10. “Estou muito feliz e realizado porque me superei e a prova disso foi o resultado alcançado no Trabalho Final de Graduação. Foi o otimismo que me deu forças para conquistar meus objetivos, sou um vencedor porque venci minhas limitações até conquistar o que sonhei. Por isso, agradeço à minha orientadora Professora Kelly Pavan e à banca de TFG, aos professores, à minha família e a intérprete de Libras, Aline Telles, que me acompanhou nesse período”, declarou.

O trabalho de conclusão de Emerson consistiu no projeto da Liberté – Clínica Especializada no Atendimento de Pessoas com Deficiências.

Por Assessoria de Comunicação
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS