Pais que fazem a diferença

Colégio São José encerra Círculo de Debates da Escola de Pais - 2017 reafirmando a importância da participação da família na educação dos filhos

Pais presentes na educação dos filhos garantem melhor desempenho escolar, fortalecimento de valores e desenvolvimento saudável das próprias relações familiares.
Em linhas gerais, esta é a leitura extraída dos sete encontros realizados pelo ​Colégio Franciscano São José em parceria com a Escola de Pais do Brasil – Seccional Erechim, ao longo do Círculo de Debates de 2017.
Os testemunhos de alguns dos pais que participaram das atividades reforçam este conceito. É o caso da psicóloga Fernanda Gobbo Rodrigues, para quem o curso, aliás, deveria ser obrigatório e oferecido a todos, antes mesmo de que se tornem pais. O Círculo de Debates é um momento que agrega conhecimentos e troca de experiências. Entendo que é fundamental que os pais plantem a semente do bem em casa, e a Escola de Pais e o Colégio São José, com ações como essa, reforçam essa ideia, sem deixar de lado o estabelecimento de limites, tolerância e a própria forma de comunicação com as crianças. Meu sentimento é de gratidão, diz ela.
Já Alessandro Lopes gostou tanto do curso que se colocou à disposição para, em caráter voluntário, replicar aquilo que aprendeu a outros pais, nos próximos ciclos. Partindo da ideia de que estamos aqui para crescer como ser humano, pais e pessoas, acredito que concluímos os debates com um ganho de valor muito maior do que quando entramos, a ponto de nos voluntariarmos a fazer parte da escola na tentativa de levar a outras pessoas o aprendizado que tivemos”, pontua.
​A diretora do Colégio Franciscano São José, Silvana Arboit, agradece a participação de todos e reforça que a família, como base fundamental da construção de uma sociedade melhor, é peça chave no dia a dia da instituição de ensino. Ao mesmo tempo, enaltece a parceria de longa data com a Escola de Pais de Erechim, na figura de seu casal presidente, Liliane e Celso Christ, e também do casal coordenador dos encontros, Cesar Detoni e Maria Ines Detoni.
Os temas tratados no Círculo 2017 foram: “Educar é o desafio”; Valores e limites na Educação”; “Pai, mãe e agentes educadores”; “Educação do nascimento à puberdade”; “Adolescência: o segundo nascimento”; “Sexualidade no ciclo de vida da família”; e “Cidadania e a cultura da paz”.
A Escola de Pais teve início no Brasil há mais de 50 anos, sendo que há três décadas está presente em Erechim, onde já realizou mais de 100 encontros e beneficiou mais de 5 mil famílias. 
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS