Fortalecendo Raízes – Apresentação Etnia Alemã

No programa dedicado à cultura alemã, do projeto Fortalecendo Raízes deste sábado (19), estiveram na Rádio Cultura enriquecendo as informações sobre os alemães em Erechim, a tecnóloga em marketing e maquiadora, presidente e dançarina do Grupo Folclórico Alemão Chope e Dança Andreice Paula Martins e a Dona Úrsula Heumainn, descendente de imigrantes vindos de Nuremberg, estado da Bavária, Alemanha. Dona Úrsula é professora aposentada de educação infantil, formada pela Escola Alemã de Gramado e atualmente é conselheira Cultural e Folclórica do Grupo Chope e Dança.
Além de representar a essência da cultura alemã, Dona Úrsula brindou os ouvintes com o seu conhecimento e vivências junto a seus pais e demais imigrantes, contando as dificuldades e desafios aqui encontrados e como tudo foi sendo superado, através de muito trabalho.
Andreice, por sua vez, falou sobre o grupo Folclórico que representa. Em sua fala, ficou evidente o belo trabalho desempenhado e o grande esforço necessário para mantê-lo ativo. “É necessário abdicar do escasso tempo que temos para dedicar-se não somente aos ensaios, reuniões e toda a burocracia existente, mas também na conquista de mais interessados em participar conosco e perpetuar a nossa história e nossa cultura. ”
Os ensaios do grupo acontecem aos domingos de tarde, na Escola de Belas Artes de Erechim. “Temos um grande desafio e creio que precisamos investir mais nas crianças,  pois elas permanecerão mais tempo no grupo e levarão  os ensinamentos aqui adquiridos durante toda a sua vida adulta.” Finalizou Dona Úrsula.

Se você se interessou e quer saber mais ou fazer parte de um destes grupos, pode ter maiores informações junto ao arquivo histórico municipal, pelo site: https://www.pmerechim.rs.gov.br/pagina/332/imigrantes-etnia-alemã, ou entre em contato com o grupo étnico participante deste projeto: Grupo Folclórico Alemão Chope e Dança

Fortalecendo Raízes é um projeto cultural financiado pelo FAACE – Fundo de apoio as Artes e a Cultura de Erechim e uma realização da Fundação de Comunicação para a Educação e Assistência Social.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS