Estudantes de Medicina da URI desenvolvem projeto no Bairro Atlântico

Acadêmicos do terceiro semestre do Curso de Medicina da URI desenvolveram, no dia 14 de junho, uma atividade na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Atlântico, em Erechim. A iniciativa faz parte da Curricularização da Extensão, nos componentes curriculares de Parasitologia Básica, Microbiologia Básica e Imersão SUS.

O projeto visa o bem-estar da população e está vinculado à proposta da Unidade Básica de Saúde denominada “Tarde em Saúde”, realizada frequentemente na UBS, e o “Projeto de Curricularização da Extensão”, a qual contou com a presença dos idosos da comunidade.

Na atividade, alunos realizaram uma explanação acerca da teníase e da dengue. Tais doenças são causadas pelos parasitas da Taenia saginata e Taenia solium, e o mosquito do Aedes aegypti infectado pelo vírus da família dos Flaviviridae, respectivamente.

Com a apresentação dos temas, os acadêmicos orientaram a população no que tange a prevenção contra as duas doenças, higiene dos alimentos, uso de repelente e manuseio dos recipientes que podem acumular água. Além disso, foram elaborados cartazes informativos que se fazem presentes naquele local para ajudar na orientação.

Por meio dessa iniciativa, os estudantes e, consequentemente o Curso de Medicina da Universidade, estão conseguindo fortalecer a integração Universidade-Comunidade-Ciência, com o intuito de ampliar o serviço e a qualidade em saúde na cidade de Erechim.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS