Coordenadores do Cetre avaliam cursos e planejam calendário de 2019

Os coordenadores dos cursos ministrados no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre) estiveram reunidos com o coordenador estadual dos Centros de Treinamento da Emater/RS-Ascar, José Enoir Daniel, nesta terça-feira (23), em Erechim. Na reunião, conduzida pelo coordenador do Cetre, Jorge Silvano Silveira, foram avaliadas as capacitações realizadas e planejado o calendário de cursos para 2019.

Silvano expôs a evolução dos cursos e de público, desde 2004, quando iniciaram as atividades no Cetre, até este ano de 2018. Nestes anos, foram ministrados 347 cursos, capacitando 6.988 pessoas. Em 2018, foram realizados 38 cursos, capacitando 746 pessoas, sendo que foram introduzidos os novos cursos de Gestão de Bovinocultura de Leite, Dieta da Vaca Leiteira e Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares. Também foi avaliada a introdução de curso de Empreendedorismo, direcionado a jovens rurais, que deve ser realizado a partir de 2019.

Foram avaliados pontos que podem ser aperfeiçoados, infraestrutura e formatos de algumas capacitações, como por exemplo a descentralização de cursos como o de Citricultura. Outro ponto avaliado e destacado foi o resultado obtido, por exemplo, nas áreas de citricultura, onde houve aumento da área cultivada com citros na região do Alto Uruguai, e da armazenagem de grãos na propriedade, com o crescimento construção de unidades de armazenadoras nas propriedades.

José Enoir Daniel observou que um dos diferenciais dos cursos é de que eles possibilitam ao agricultor “aprender na prática”. Também observou que a ideia do curso ministrado para jovens, a exemplo de que já acontece em outros centros de treinamento da Emater/RS-Ascar, seja uma política de governo.

Também participaram da reunião o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, o adjunto, Marcos Gobbo, e o supervisor Valdir Zonin. Tonello e Gobbo destacaram a importância dos cursos técnicos na capacitação dos agricultores e agradeceram aos coordenadores e instrutores dos cursos. Foi ressaltado ainda que o Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim é uma das ferramentas da Extensão Rural.

Cursos: A Emater/RS-Ascar, por meio do Cetre, oferece os seguintes cursos: Boas Práticas de Fabricação, Gestão da Bovinocultura de Leite; Panificação e Processamento de Farináceos (pães); Panificação e Processamento de Farináceos (biscoitos e bolachas); Produção Artesanal de Bolos e Tortas; Massas Frescas e Salgados, Citricultura Básica (curso descentralizado); Secagem e Armazenamento de Grãos, Gestão em Agroindústrias, Dieta da Vaca Leiteira, Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares. Também são parceiros na execução destes cursos o Sicredi e a Cresol, entre outras entidades parceiras.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS