Arquitetura e Urbanismo da URI realiza  atividade de extensão em escola de Capo-Erê

Acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da URI participaram de uma atividade de extensão na Escola Estadual de Ensino Fundamental Roque Gonzales, no distrito de Capo-Erê, em Erechim.

A iniciativa fez parte da disciplina de Conforto Ambiental II (Lumínico-Ergonômico), ministrada pelo professor Alessandro Emilio Valmorbida. A proposta foi desenvolver estudos de ergonomia e acessibilidade aplicáveis no projeto de Arquitetura e Urbanismo, abordando aspectos como percepção, dimensionamento e composição dos espaços e equipamentos das edificações.

Para isso, foi realizado um estudo aprofundado da Norma Brasileira ABNT NBR 9050/2020, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos e estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural e de edificações às condições de acessibilidade. Também foram desenvolvidas planilhas de check list dos ítens da norma a serem verificados quando da realização in loco da inspeção, bem como a construção e entrega de um relatório com os resultados encontrados, visando demonstrar o nível de atendimento da norma e assim proporcionar oportunidades de melhorias no local de estudo.

Esta atividade de extensão teve como resultado final um nível muito bom de aprendizado dos alunos de aspectos importantes em relação à ergonomia e à acessibilidade aplicáveis no projeto de Arquitetura e de Urbanismo, como também proporcionar ao local inspecionado, boas oportunidades de verificar o nível de atendimento da referida norma e oportunidades de melhoria através dos apontamentos gerados pelos alunos através do relatório final entregue para a escola.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS