Vice-prefeito Flávio acompanha trabalhos da Unidade de Referência em Saúde

O vice-prefeito Flávio Tirello, esteve na manhã desta quinta-feira (20), acompanhando os trabalhos da Unidade de Referência em Saúde, conhecida como UPA. A visita foi acompanhada pela coordenadora de Saúde, Daniele Colla e pela enfermeira responsável da unidade, Neusa Ferrari.

No espaço da Unidade de Referência em Saúde que fica na Rua Alemanha, 985, estão a Unidade Básica de Saúde (UBS) referência para moradores do Centro, o Ambulatório Covid, o Pronto Atendimento, o Ambulatório de Feridas Crônicas e há 15 dias também, o Centro de Referência da Mulher.

O espaço destinado para o Centro de Referência da Mulher, com entrada no acesso do lado direito do prédio, foi todo reformado para os atendimentos com três ginecologistas, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem. O local é destinado especificamente a atender gestantes de alto risco, alterações e investigações em exames de preventivo (mama e colo de útero), avaliação de laqueadura e vasectomia. Só neste ano, o CRM já atendeu 611 pessoas, gerando 2.670 procedimentos. O atendimento é das 7h30 às 17h.

Já a UBS Centro focada na atenção básica e o Pronto Atendimento, que é focado em atenção secundária, com serviços de nível ambulatorial e pré-hospitalar, realiza atendimentos intermediários entre a atenção primária e a terciária, que é a hospitalar, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h30.

O Ambulatório Covid, com acesso na parte lateral/traseira do prédio, tem tido aumento de demandas nos últimos dias. Entre janeiro e abril, já foram atendidas 6.103 pessoas, gerando 26.070 procedimentos.

A Secretaria de Saúde, encaminha nesta semana para licitação, a reforma de toda estrutura do prédio para melhorar o fluxo de atendimento. O investimento é de pouco mais de 180 mil reais.

Conforme o vice-prefeito Flávio Tirello, desde janeiro, o governo está adequando os espaços para garantir mais conforto e qualidade no atendimento à população. “Nós estamos organizando a UPA, como uma unidade que seja de fato de referência, que dá um suporte muito importante com atendimentos que nem precisam chegar ao Hospital, otimizando os serviços também no Santa Terezinha”, explica.

Porque não é mais UPA?

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi inaugurada em 2016, e devido a falta de repasses do Estado e da União, foi mantida com recursos próprios da Prefeitura de Erechim e atuando 12 horas de segunda à sexta-feira. Em 2018, com a doação do prédio ao município, a unidade foi desabilitada, se tornando Unidade de Referência em Saúde.

Por Assessoria de Comunicação

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS