Uma comitiva de gerentes de cooperativas do estado de Minas Gerais, representantes do Sebrae, acompanhados do presidente da Cooperativa Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Erechim, Emerson Schelski, visitaram o prefeito de Erechim, Paulo Polis, na tarde de ontem (9). Eles foram recebidos no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, e na ocasião, o prefeito, Paulo Polis, falou sobre a sua origem, vida profissional, história de Erechim, questões econômicas e sociais.
Segundo o prefeito Paulo Polis, o município de Erechim tem uma diversidade econômica muito grande, que vai do campo até a cidade, com frigoríficos e indústria de biodiesel. “A receita do município cresceu 107% em 10 anos, sendo 38% acima da inflação, dificilmente vai se encontrar no Estado algum município que cresceu além da inflação e ainda mais 38%. Estamos fechando o ano com orçamento de R$ 400 milhões e com projeção para 2023 de 450 milhões, aumento de 12,50% com relação a este ano”, comenta.
“Em Erechim, priorizamos trabalhar a parte econômica para incluir e resolver a questão social. Somos um município que incentiva o trabalho, geração de emprego e renda. Hoje, temos mais de 15 mil CNPJs ativos, e o município criou quase 1000 postos de trabalho formal no primeiro semestre”, destaca.
Ele destacou que Erechim é o berço do cooperativismo e aqui surgiram cooperativas na área de consumo, saúde, crédito e da agricultura familiar. “As cooperativas têm papel importante no nosso município, o apoio delas foi extremamente necessário para sair da pandemia. O cooperativismo ajudou nos piores momentos e continua colaborando para o município e a região se fortalecer se desenvolver”, afirma.
O prefeito Paulo Polis falou sobre os grandes investimentos em todas as áreas, educação, saúde, desenvolvimento industrial, qualificação profissional. “Estamos entregando dois novos distritos industriais que irão contemplar pequenas, médias e grandes empresas. Temos equipe de governo jovem e com propósito”, disse.
Um dos pontos centrais da administração pública municipal, ressaltou o prefeito Paulo Polis aos gerentes da Sicredi, é fazer com que a velocidade de entrega dos serviços públicos seja muito próxima do ritmo de investimentos do setor privado. “Em 18 meses de governo, o município aprovou 2188 para construção civil, novas residências, ampliação de empresas e instalações”, afirma.
Polis ressalta que não tem nada mais social do que oportunizar emprego e renda para a população, a perspectiva de poder estudar e se qualificar para buscar uma vida melhor.
O presidente da Cooperativa Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, disse que o trabalho da cooperativa é ajudar o município e a região a se desenvolver.
Logo após, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Erechim, Emerson Schelski, acompanhou a comitiva em outras agendas no município.
Por Assessoria de Comunicação