Criada Associação Festa Di Bacco e empossada primeira diretoria
“A proposta é fazer a integração entre o espaço rural e urbano. Possibilitar aos empreendedores da agricultura familiar capacitação e formação profissional nas atividades de turismo, ecologia e outros campos do conhecimento relacionados ao desenvolvimento rural sustentável”, afirma secretário William Racoski
Resgatar a cultura, diversidade étnica e fortalecer os grupos e entidades culturais de Erechim. Esses são alguns dos objetivos da Associação Festa Di Bacco de Erechim, constituída na última terça-feira (19), em evento realizado na La Cantina Slongo, momento em que também foi empossada a primeira diretoria.
Na ocasião, estiveram presentes cerca de 44 pessoas, com a presença do secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski; a secretária adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Berenice Didoné; e o gerente da Emater de Erechim, Adriano Szynkaruk; assim como, representantes dos agricultores, artesanato rural, grupos culturais Stella Alpina e Avanti, vinicultores, da Feira do Produtor e das agroindústrias.
Qualidade de vida, preservação do patrimônio natural e cultural
Segundo o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, a Associação Festa Di Bacco, tem como objetivos planejar, organizar e promover a Festa da Uva de Erechim, a Festa Di Bacco e a Feira da Agricultura Familiar.
“A proposta da associação é fazer a integração entre o espaço rural e urbano. Possibilitar aos empreendedores da agricultura familiar capacitação e formação profissional nas atividades de turismo, ecologia e outros campos do conhecimento relacionados ao desenvolvimento rural sustentável”, comenta o secretário.
Além disso, observa William Racoski, a Associação Festa Di Bacco vai apoiar e conscientizar sobre a importância do turismo rural como instrumento de crescimento, geração de emprego e renda. “Buscar a melhoria da qualidade de vida da população rural, a preservação do patrimônio natural e cultural, mas também fortalecer as marcas locais, reconhecer e dar visibilidade ao que é produzido aqui para região, Estado e país”, ressalta.
Valorizar e proteger
O secretário explica que a atuação da entidade vai ser bem abrangente e vai envolver resgate, valorização e proteção do patrimônio histórico, cultural, folclórico e gastronômico.
“Vamos incentivar a criação de agroindústrias, comercialização de seus produtos no turismo rural, a profissionalização e qualificação dos serviços e produtos, por meio de cursos e intercâmbio, motivando e fomentando o turismo rural, viagens, excursões, passeios e outras atividades relacionadas”, explica o secretário William Racoski.
A entidade vai incentivar e apoiar a criação de áreas de preservação e conservação ambiental. “Vamos buscar, também, um espaço físico específico e próprio para a realização da Festa Di Bacco de Erechim e da Feira da Agricultura Familiar”, acrescenta o secretário.
Primeira festa
“Desde a primeira festa, em 2001, realizada na frente do Castelinho, a Festa Di Bacco vem crescendo e envolvendo cada vez mais o resgate cultural e étnico, destacando a cultura italiana com os grupos Avanti, Stella Alpina e Gillé, os agricultores, agroindústrias, a Comissão da Uva, os floricultores, a Feira do Produtor, Emater e a Prefeitura de Erechim, com apoio de toda comunidade e imprensa. Agora, uma das maiores festas do Alto Uruguai funda a sua associação”, destaca o primeiro presidente da Associação Festa Di Bacco, Charles Mauro Oldoni.
1° diretoria da Associação Festa Di Bacco:
PRESIDENTE: CHARLES MAURO OLDONI VICE-PRESIDENTE: MARINO SLONGO SECRETÁRIO: ADILSON SZADY TESOUREIRO: ELEANDRO CANTELLE 1° SUPLENTE: LUCAS FIORE VARGAS 2° SUPLENTE: DARCI DE SOUZA 3° SUPLENTE: LUCAS FARINA 4° SUPLENTE: ALENCAR RAMPI CONSELHO FISCAL TITULAR – ALCEDIR CAPPELLESSO TITULAR – ANDRÉ GASPARETTO MARTINOWSKI TITULAR – WALMOR FICKS SUPLENTE – CELSO NOSSAL SUPLENTE – LADEMIR ANTÔNIO TALGATTI SUPLENTE – SANDRA MARA CAMPAGNOLLO
Por Assessoria de Comunicação