2760 vagas de emprego em mais de 130 empresas de Erechim

Município promoveu diversos cursos gratuitos, em três anos, de capacitação profissional para melhorar a qualidade do trabalhador e ampliar a sua empregabilidade, neste sentido, criou também o Portal Caminhos do Trabalho

O município de Erechim tem 2760 vagas abertas de emprego em mais de 130 empresas do município, segundo dados do Sine Erechim, órgão vinculado à Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional.

Conforme a diretora do Sine em Erechim, Mariana Pazzet de Azevedo, a grande maioria destas ofertas estão no setor industrial. “Há muitas vagas de auxiliar de linha de produção, soldador, pedreiro e algumas de escritório nestas empresas. Entre as empresas com mais de 100 vagas a serem preenchidas, temos a Comil, Peccin, Master, Randon Triel HT, Aurora Aves e Suínos. Além disso, as farmácias estão com muitas oportunidades de emprego e, também, há vagas para pessoas com deficiência (PcD)”, comenta a diretora.

“Esta quantidade de vagas abertas está relacionada ao crescimento do mercado de trabalho de Erechim, empresas novas que estão se estabelecendo aqui, aumento da produção industrial e das vendas destas empresas, que já estão em operação no município. Isso gera mais empregos. Porém, muitas pessoas estão querendo ficar no seguro-desemprego e na informalidade, e muitas atividades têm baixa remuneração”, explica a diretora.

Com relação ao programa Menor Aprendiz, a diretora Mariana, explica que estas vagas são repassadas para Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) ou o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). “Pedimos aos interessados que se inscrevam nestes locais, encaminhamos para estas instituições”, observa ela.

A diretora ressalta que o Sine Erechim também anuncia os cursos e treinamentos disponíveis para qualificação profissional promovidos pela Prefeitura de Erechim, SENAC, Sindicato Rural, entre outros.

Qualificação profissional

Segundo o prefeito, Paulo Polis, o município promoveu diversos cursos gratuitos, em três anos, de capacitação profissional para melhorar a qualidade do trabalhador e ampliar a sua empregabilidade. “Foram cursos pelo programa Qualificar Erechim + Empregos de soldagem Mig, Tig, alunínio e aços inoxidáveis, em mecânica, elétrica e injeção automotiva, informática, solidworks e elétrica industrial, em, praticamente, todas as áreas com demandas por profissionais no município. Tudo isso associado a três Feirões de Emprego, que aproximam as empresas do trabalhador”, explica ele.

Investimentos públicos

O prefeito, Paulo Polis, afirma o município de Erechim vem fazendo a sua parte, investindo recursos públicos para melhorar a qualidade de vida das pessoas em áreas estratégicas. “A prefeitura fez muitos investimentos em saúde pública, no Santa Terezinha, reformou e ampliou as UBSs, implantou uma UBS Escola no bairro Progresso para atender um público de 20 mil pessoas. Na área de educação municipal, construiu quatro novas escolas, sendo uma delas a sede própria do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), focada numa escolarização mais humanizada e integrada à comunidade e que atende os imigrantes também”, observa Polis.

Segurança Pública

Além disso, ressalta o prefeito Polis, a prefeitura investiu em segurança pública, nova iluminação de LED e trabalhou em parceria com a AMAU para a região voltar a ter o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO – Norte), que vai qualificar a segurança pública de Erechim e região.

Portal Caminhos do Trabalho

“A prefeitura investiu na modernização dos serviços públicos, tornando eles mais acessíveis e eficientes, neste sentido, criou o Portal Caminhos do Trabalho, resposta rápida para ampliar o acesso ao trabalho. O portal é público e oportuniza as vagas abertas e o tipo de trabalho para o maior número de profissionais, que estão à procura de emprego, facilitando a conexão entre pessoas e empresas. Não vamos deixar de atender quem precisa, mas o objetivo é diminuir o Bolsa Família e aumentar o número de pessoas empregadas, porque somente o trabalho traz dignidade à vida”, enfatiza o prefeito Polis.

Novo Distrito

A prefeitura promoveu a integração entre os poderes públicos, entidades e empresas, priorizando a construção coletiva, em que todos são protagonistas deste processo. “Importante dizer que Erechim tem solidez fiscal, tem equilíbrio econômico-financeiro, está investindo em infraestrutura, construiu o novo Distrito Industrial, está projetando um Condomínio Industrial para micro e pequenas empresas. Investiu em cultura e lazer, requalificação do Centro Cultural 25 de julho, praças e parques para o descanso e lazer da população. Está cuidando da natureza, dos recursos naturais”, comenta Polis.

Cidade boa para trabalhar, investir e viver 

A prefeitura implantou políticas públicas que criam valores para a sociedade. “Isso significa que está entregando bons serviços públicos para a comunidade. Todos estes investimentos, juntos, saúde, educação, segurança, infraestrutura, são pilares fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de Erechim e, principalmente, para proporcionar as condições para que as famílias tenham bem-estar e qualidade de vida. Erechim é, hoje, uma cidade boa para trabalhar, investir e viver”, destaca o prefeito Polis.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS