XVIII Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho mobiliza estudantes da região para ações de sustentabilidade

O evento incentivou o envolvimento da juventude na arquitetura e construção de espaços sustentáveis – escolas e comunidades

Os jovens são forças mobilizadoras de mudanças, incluindo aquelas responsáveis por tornar o espaço em que residem, um local ambientalmente mais correto e justo. Pensando nisso e na necessidade de beneficiar os jovens com uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa que o Laboratório de Educação Ambiental da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, por meio do diálogo, cooperação e colaboração com a 15ª Coordenadoria Regional de Educação e entidades diversas, realizou o projeto de Educação Ambiental destinado para Jovens Adolescentes – o Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho.

Seguindo os pressupostos e princípios estabelecidos pelas políticas públicas de Juventude e Meio Ambiente, o Fórum estabelecido como um processo de formação, busca mobilizar os estudantes de escolas da rede estadual, pertencentes a região de abrangência da 15ª CRE, para conhecerem os problemas existentes no território, investigarem sobre temáticas socioambientais que interferem sobre a região que habitam e desenvolverem projetos de intervenção, com a intenção de contribuir na construção de territórios sustentáveis.

Na XVIII edição do Fórum da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho, a proposta foi mobilizar os estudantes para pensarem sobre o papel da “Juventude na construção de escolas e comunidades sustentáveis”. Divididos em comissões como rodas de conversa, minicursos, mesas redondas e comissão de divulgação, os representantes das mais de 40 escolas da região, auxiliaram na construção do evento desde o início do ano letivo de 2022, preparando a mobilização dos mais de 1000 jovens que participaram presencialmente do evento. O Fórum, que contou com edições online nos últimos semestres, agora retornou à presencialidade e serviu de ponto de encontro para a juventude do Alto Uruguai Gaúcho, na última quinta-feira (02), para discutir as questões socioambientais da região.

O evento contou com uma programação repleta de atividades que discutiram temas como: A gestão de resíduos sólidos, Áreas verdes urbanas, Mudança climática, Água e Saneamento, Consumo responsável e a Dengue na nossa região. Além das pautas discutidas no grande grupo, aconteceram conferências, rodas de diálogo, feira de alimentos orgânicos, feira de trocas solidárias, apresentações culturais e momentos de integração.

A adjunta pedagógica da 15ª CRE, Taciana Vendruscolo, considera a relevância da parceria e diz que o fórum oferece inúmeras possibilidades para os jovens demonstrarem seus potenciais. “A Universidade consegue fazer toda a parte técnica e a CRE, o contato com as escolas por meio dos coordenadores do Ensino Médio. Nesse aspecto, se estabelece uma parceria que sempre dá certo!”, sintetiza. Para a coordenadora regional, Juliane Bonez, o evento é significado de vida. “Há o compartilhamento de experiências e projetos desenvolvidos por nossos estudantes do Ensino Médio, o que demonstra o protagonismo das nossas escolas nesse tema tão importante”, finaliza.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS