Votos de Congratulações ao Curso de Agronomia da UFFS pela nota do ENADE

Através da proposição do vereador Flavinho Barcelos, a Casa Legislativa estará enviando os Votos de Congratulações ao curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul, pela conquista da nota máxima na prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.

 O Exame tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Estas avaliações são reguladas pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) e efetuadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e informa a sociedade sobre a qualidade dos cursos de ensino superior. Além dos alunos, é avaliada a estrutura física do campus, corpo docente entre outros quesitos.

O curso de Agronomia da UFFS Campus Erechim possui ingresso anual de 50 vagas. A duração é de cinco anos, totalizando 250 vagas, das quais 245 estão ocupadas com estudantes. Já formou 85 estudantes que estão atuando no mercado de trabalho, em mestrados e doutorados em diferentes locais do país.

No ano de 2016 os cursos de Agronomia do Brasil realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.

A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. No campus Erechim, apenas o curso de Agronomia realizou esta avaliação no ano passado, pois as áreas de conhecimento avaliadas foram ciências agrárias e ciências da saúde. A prova é composta por questões de conteúdo geral (20%) e específico de Agronomia (80%). Os resultados foram disponibilizados no início do mês de setembro.

De todos os cursos avaliados, somente 6% dos cursos de graduação tiveram nota 5 (conceito máximo), já dos 245 cursos de Agronomia avaliados, a Agronomia da UFFS Campus Erechim ficou em 14º lugar no país e 3º lugar no Estado, entretanto, considerando somente as questões de domínio específico na prova do ENADE o curso ficou em 7º lugar no país e 1º lugar no Estado. Somente 3 cursos de Agronomia no Estado tiveram nota cinco – UFRGS, UFSM e UFFS Erechim.

“É com grande alegria que parabenizamos a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim, através da sua direção, coordenação, professores e alunos do curso de Agronomia que obteve conceito 5 (cinco) nota MÁXIMA no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)”, finaliza.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS