Vereador Pimenta sugere a criação do Festival de Canto Coral de Erechim

Com o objetivo de valorizar e fomentar a produção artística e cultural na Capital da Amizade, o vereador Gilson Serafin – Pimenta (PSD) apresentou, na sessão ordinária da última segunda-feira (5), dois pedidos de providências em que sugere ao Poder Executivo a instituição do Festival de Canto Coral de Erechim. Em duas solicitações distintas, o parlamentar pede que o evento seja criado nos âmbitos estadual e regional. Após a leitura no plenário da Câmara, os pedidos foram encaminhados ao setor competente da Prefeitura.

Conforme explica o parlamentar, a região do Alto Uruguai conta com diversos coros e público cativo para os mesmos, e o resgate de festivais com este atrativo seria de grande valor cultural para a comunidade. “A criação de um evento de âmbito regional tem o intuito de resgatar a cultura e desenvolver as capacidades expressivas, através do fazer musical em grupos, focando no processo de formação vocal e educação musical numa perspectiva de inclusão, socialização e humanização”, afirma.

Já em âmbito estadual, Pimenta vislumbra a oportunidade de reunir em Erechim vencedores de festivais previamente realizados no Rio Grande do Sul durante o ano. A programação natalina do município poderia, de acordo com o vereador, ser contemplada com a realização do evento, que movimentaria a cidade em diversas áreas. “Com a realização do festival, será possível conhecer a diversidade do nosso estado, e o jeito peculiar que cada região tem de mostrar sua identidade cultural e social por grupos de indivíduos através da música. Além disso, temos que levar em consideração que o fluxo de pessoas participantes irá movimentar todo o comércio local”, ressalta.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS