UFFS realiza Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica nos dias 23 e 24

Quase 190 trabalhos acadêmicos de diferentes estados serão apresentados no Campus Erechim. Evento terá ainda minicursos e apresentações culturais

Quase 190 trabalhos acadêmicos de diferentes estados serão apresentados na sétima edição da Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), evento itinerante da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) que neste ano ocorre no Campus Erechim nos dias 23 e 24 de outubro. No total, 207 pessoas já efetivaram sua participação, seja enviando trabalhos ou se inscrevendo como ouvintes.

A JIC é direcionada principalmente para os estudantes bolsistas de projetos de pesquisa institucionalizados da UFFS, mas estudantes bolsistas de outras instituições de ensino e pesquisa também serão bem-vindos. A Jornada terá na programação, além das apresentações orais dos trabalhos, minicursos, palestras e atividades culturais. A partir de um evento dessa natureza, vê-se o crescimento do interesse pela pesquisa na comunidade acadêmica, especialmente entre os estudantes de graduação, preparando-os para a pós-graduação e formando profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho.

De acordo com a professora Paola Mendes Milanesi, membro da Comissão Organizadora da JIC, o evento é o “mais importante momento de exposição das pesquisas que foram desenvolvidas na UFFS e, por ser doravante um evento itinerante, proporcionará a integração entre os alunos e os professores de outros campi”.

A palestra de abertura será com a vice-reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Vanessa Ishikawa Rasoto, que abordará o tema “Os diferentes caráteres da inovação”. Outras atividades que constam na programação são os quatro minicursos: Latex (Ferramenta de texto que auxilia a escrita de artigos, textos e livros); Análise Estatística de Dados Utilizando o Software R; Propriedade Intelectual e busca de Patentes e Artigos Científicos; e Metodologia de Pesquisa nas Ciências Humanas.

A programação do evento, bem como a lista de trabalhos que serão apresentados, estão disponíveis no site    www.uffs.edu.br.    Neste endereço também é possível efetuar a inscrição para as atividades.

Até o dia 15 estão abertas as inscrições para os alunos que necessitam de alojamento e acolhida solidária. As pessoas que desejarem acolher um estudante também podem se inscrever pelo formulário:     https://goo.gl/forms/1UXiogpa7f9vqaZ53.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS