UFFS é a melhor instituição do Alto Uruguai segundo o Inep

Com apenas oito anos de existência, a universidade é, no conceito médio da Graduação, a 3ª mais bem conceituada do Brasil

Considerando todas as Instituições de Ensino Superior que ofertam cursos no Alto Uruguai gaúcho, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é a mais conceituada. A constatação é baseada nos dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados foram divulgados nesta semana.

As boas notícias não param por aí. Se ampliarmos o olhar para todas as instituições públicas federais que estão presentes no Rio Grande do Sul, a UFFS está na 4ª posição – a Instituição possui, no estado, campi em Erechim, Passo Fundo e Cerro Largo. Já no cenário nacional, entre as 98 instituições públicas federais de todo o país, a UFFS aparece na 24ª posição. No conceito médio da Graduação a UFFS é a 3ª instituição mais bem conceituada do Brasil.

De acordo com o diretor da UFFS – Campus Erechim, Anderson Ribeiro, esse resultado mostra o sucesso do processo de interiorização e democratização do acesso ao Ensino Superior no país, que inclui a UFFS. “O panorama apresentado pelo Inep, com 231 instituições avaliadas, mostra universidades novas como a UFFS, UFABC, Unifesp, Unipampa e Unilab figurando entre as 25 melhores do Brasil. Esta é a prova concreta da solidez do processo de expansão do Ensino Superior público, gratuito e com qualidade”, diz. Anderson destaca ainda que “o resultado leva em conta as avaliações dos cursos nos últimos três anos, sendo, então, o resultado conjunto de toda a comunidade acadêmica”.

Todas os dados estão disponíveis em www.inep.gov.br. Vale destacar que, nas tabelas comparativas, o Inep apresenta as instituições a partir do estado em que estão localizadas as suas sedes – a Reitoria da UFFS, por exemplo, está em Chapecó-SC.

A UFFS – Campus Erechim oferta, atualmente, nove cursos de Graduação e três Mestrados. Por ser uma instituição pública federal, todos os cursos são gratuitos. O acesso à Graduação ocorre por meio do SiSU, que utiliza a nota do Enem para classificação.

Ranking das instituições com campi ou unidades no Alto Uruguai gaúcho, a partir do IGC Contínuo*

1ª – UFFS – 3,4677

2ª – Uergs – 3,2453

3ª – Ideau – 3,2064

4ª – IFRS – 3,0293

5ª – URI – 2,6680

6ª – FAE – 1,5569

*Sem considerar as instituições com polos de educação a distância na região.

Ranking das instituições públicas federais presentes no RS, a partir do IGC Contínuo

1ª – UFRGS – 4,2985

2ª – UFSM – 3,8077

3ª – UFCSPA – 3,7630

4ª – UFFS – 3,4677

5ª – UFPel – 3,4255

6ª – FURG – 3,2895

7ª – Unipampa – 3,2138

8ª – IFSul – 3,1361

9ª – IFFarroupilha – 3,0892

10ª – IFRS – 3,0293

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS