Troca de experiências e desenvolvimento da robótica

Os estudantes do Colégio Marista Medianeira que integram a equipe ‘Cavalo Vendado’, dos anos finais e Ensino Médio, estiveram nesta semana em duas Escolas Municipais de Erechim. A equipe apresentou trabalhos desenvolvidos na área de robótica, com destaque pelo prêmio nacional recebido no início de junho, quando conquistaram o 2º Lugar a nível nacional na “Premiação Geral – Modalidade Arena”, dentre outras 44 equipes no Festival Sesi de Robótica 2021/2022.

“Eles estão vindo nas nossas escolas do município apresentar o nohall deles, todo empenho, organização que tiveram. É um projeto que junto ao Colégio Marista já acontece há 12 anos e nós do município estamos iniciando agora. Então estamos mostrando para nossos alunos até onde eles podem chegar, potencialidades que todos temos, tanto alunos da rede pública, quanto da privada”, explica o diretor de Robótica Educacional da Secretaria Municipal de Educação, Márcio Mach.

Durante a visita a Escola Caras Pintadas e a Escola Othelo Rosa, os estudantes apresentaram a relação de mecânica, elétrica, eletrônica, matemática, ciências, física e informática, além dos passos para a premiação que rendeu o segundo ano consecutivo do Prêmio Controle, pela demonstração do pensamento inovador na hora de resolver desafios do jogo, através da utilização de sensores e software para aumentar a funcionalidade do robô, além da premiação de arena.

“É uma oportunidade única por compartilhar e talvez inspirar pessoas novas a entrarem na robótica e terem mais oportunidades, aplicando os conteúdos da escola em um robô”, destaca o estudante Felipe Trentin, de 17 anos.

Robótica já é realidade nas Escolas Municipais

Em março deste ano, estudantes do 4° ao 9° ano das Escolas de Ensino Fundamental iniciaram a Robótica Educacional que está integrada ao Programa Castelinho, que desenvolve atividades no contra turno em parceria com o Centro de Formação Profissional José Oscar Salazar do SENAI Erechim.

Mais de 400 alunos fazem parte da Robótica Educacional, com 1h30 de aula uma vez por semana, no período de 10 meses. “Não é nada muito complicado, você acaba aprendendo a mexer com software e o arduino que é muito importante nessa área da robótica”, explica o estudante Felipe Cruz, de 14 anos.

A secretária de Educação, Verenice Lipsch evidenciou a importância da troca de conhecimentos, visto que o prêmio dos estudantes do Colégio Marista Medianeira sirva como inspiração aos estudantes. “A robótica envolve múltiplas linguagens, raciocínio lógico, capacidade de organização e dinâmica nas relações socioemocionais, e essa troca de experiência vem para agregar aos nossos estudantes, conhecimento e inspiração”, finaliza a secretária.

Por Assessoria de Comunicação 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS