CREDENOR E URI firmam parceria para atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional

A URI Erechim vai prestar assessoria para a atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) da Região Norte do Rio Grande do Sul, correspondente à Região da AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai). A parceria entre a Universidade e o Fórum dos Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento) foi assinada ainda no dia 09 de junho.

O termo de colaboração prevê a revisão e a atualização do Plano Estratégico nas 28 regiões coredianas, ao longo deste ano, através de um acordo estabelecido entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e o Fórum dos Coredes. Na região do CREDENOR (Conselho Regional de Desenvolvimento do Norte do Estado), o trabalho será desenvolvido pela URI Erechim, sob a coordenação do Professor Júlio Cesar Brancher.

O Diretor Administrativo da URI Erechim, Professor Paulo José Sponchiado, que já foi Presidente do CREDENOR, ressalta a importância do trabalho deste órgão como fórum representativo e promotor do desenvolvimento regional, pela integração dos diversos atores sociais da região, e a importância da Universidade, por ser uma instituição comunitária, disponibilizar uma equipe técnica qualificada para atualização do PED.

Conforme o Presidente do CREDENOR, Professor Paulo Roberto Giollo, que também é Diretor-Geral da URI Erechim, a revisão e atualização do Plano Estratégico deve realinhar o foco e reposicionar as ações para o próximo período, de modo que a região possa ter um balizador para seu desenvolvimento sustentável. Salientou também que os PEDs dos Coredes têm sido adotados pelo Governo do Estado, como orientadores das Políticas Públicas Estaduais.

No entendimento do CREDENOR e da URI, a versão atualizada do Plano Estratégico de Desenvolvimento deve ser reflexo de um amplo debate regional. Por isso, a importância do engajamento da comunidade, dos órgãos públicos e administrações municipais, da iniciativa privada e entidades do terceiro setor nessa ação. O Plano Estratégico deve apontar as bases e as prioridades até 2030 para que o Norte do Estado tenha a visibilidade, os investimentos e o progresso almejado, consolidando o Desenvolvimento Sustentável da Região.

Para que a atualização do PED seja bem sucedida, é imprescindível que haja uma intensa mobilização e participação das lideranças municipais. Desde já, as administrações municipais e os COMUDES (Conselhos Municipais de Desenvolvimento) estão convidados a unirem esforços com o Conselho para que todos os municípios tenham a maior representação e participação possível nos encontros.

Na próxima assembleia, que será realizada no dia 26 de julho, às 14h, no Auditório do prédio 8, da URI Erechim, será apresentada a primeira etapa, trazendo os resultados preliminares da repercussão dos projetos incluídos no PED, em 2017, e a evolução dos indicadores regionais de 2017 a 2022. Por isso, toda a comunidade está convidada a participar do encontro.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS