Terra sem Lei: reserva indígena do Votouro contará com segurança da Força Nacional

A Força Nacional de Segurança Pública vai atuar, em apoio à Polícia Federal, na Terra Indígena Votouro, em Benjamin Constant do Sul. A medida está prevista em portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada no Diário Oficial da União.

Os militares vão atuar por 90 dias, que começaram contar a partir de ontem, quarta-feira,13, nas atividades e nos serviços de preservação da ordem pública e na segurança das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado.

O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

SOBRE O CASO

Em agosto de 2018 a Polícia Federal, Brigada Militar e Exército Brasileiro deflagram a Operação Terra Sem Lei, em uma ação conjunta para cumprir 14 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão na Reserva do Votouro, em Benjamim Constant do Sul, distante cerca de 130 km de Passo Fundo.

As investigações iniciaram em março daquele ano, a partir do homicídio de um indígena, dentro da reserva. Posteriormente, em maio, o sobrinho do prefeito de Benjamin Constant do Sul foi morto na região, e o próprio prefeito foi mantido em cárcere privado e torturado, fatos que também passaram a ser objetos de inquérito da Polícia Federal.

Os crimes investigados na Operação Terra Sem Lei eram homicídio, tentativa de homicídio, incêndio criminoso, rixa qualificada, organização criminosa, cárcere privado e tortura.

O JULGAMENTO

Em outubro de 2021, o Auditório da IMED de Passo Fundo foi palco do julgamento do caso, envolvendo o jovem que foi assassinado. Na época, um indígena foi condenado a três anos e quatro meses de prisão e outro homem condenado a dois anos de reclusão por porte ilegal de arma de fogo.

Fonte: Rádio Uirapuru

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS