SUTRAF e UERGS promovem II Curso de Inclusão Digital na Agricultura Familiar

O Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU), juntamente com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), unidade Erechim, promoveu na quinta-feira, 21 de setembro, na sede da instituição o início do II Curso de Inclusão Digital na Agricultura Familiar.

Em 2010 por meio do gabinete do vereador Lucas Farina foi desenvolvido um projeto para inclusão digital na agricultura familiar. Em 2013 recursos do governo do estado possibilitaram a instalação de dois telecentros para capacitação. O SUTRAF-AU em parceria com a UERGS promoveu no ano passado a primeira edição do curso de capacitação em informática. “Para nós é uma alegria poder colaborar com um projeto como esse de inclusão digital, pois sabemos como a internet é importante para colaborar com a manutenção do agricultor no campo”, destacou Farina.

De acordo com coordenador do SUTRAF-Erechim, Adilson Szady, a demanda para realização do curso é crescente, sendo que uma nova turma com 20 participantes foi formada. “ O SUTRAF é pioneiro e em parceria com a Creral vem disponibilizando internet para o meio rural em Erechim. A participação da UERGS também é importante para que possamos capacitar os agricultores para que utilizem a ferramenta como benefício para o trabalho e interação social, com isso mesmo no campo é possível o acesso à internet, telefone e a televisão por assinatura proporcionando uma melhor qualidade de vida aos agricultores”, destacou.

O curso de Inclusão Digital é uma das únicas ações na região do Alto Uruguai que trabalha diretamente com a capacitação dos agricultores para informática. De acordo com a professora da UERGS, doutoranda Zenicléia Deggerone, os alunos terão aulas de informática básica, programas como Word e Excel e também de internet. “ Inicialmente buscamos desenvolver junto aos alunos a habilidade motora para conseguirem manusear o mouse e o teclado para que posteriormente possamos avançar com a apresentação dos programas. Sendo que vamos ensinar a operar o Excel para que possam trabalhar com as planilhas de custos no gerenciamento das propriedades rurais”, explicou.

As aulas acontecem uma vez por semana no período da tarde e seguem até o dia 7 de dezembro. Demais professores da UERGS participarão das aulas que recebem a contribuição da acadêmica do curso de Administração Elisiane Franceschi e da aluna do curso de Gestão Ambiental Alessandra Zavodnik.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS