Seduc lança Campanha Mochila Cheia para doação de livros e materiais escolares aos alunos de regiões atingidas pelas enchentes

Meta é preparar cerca de 100 mil kits completos, em boas condições, e ajudar na retomada das aulas

A Secretaria da Educação (Seduc) iniciou, nesta segunda-feira (10/6), a Campanha Mochila Cheia, iniciativa de doação de livros e materiais escolares para crianças e jovens da Rede Estadual afetados pelas enchentes. A ação tem como objetivo arrecadar o maior número possível de itens escolares, com previsão de que sejam compostos cerca de 100 mil kits completos e em boas condições para volta às aulas.

Entre os materiais sugeridos para doação estão caderno, conjunto de lápis, apontador, giz de cera, caneta, estojo, lapiseira, calculadora, réguas e squeezes. Também são aceitos livros de literatura infanto-juvenil. Junto com a arrecadação, será realizada a seleção e a organização dos donativos de acordo com idade e série escolar para compor cada kit. O trabalho será coordenado pela Direção-Geral da Seduc, após levantamento das demandas emergenciais para minimizar os impactos das enchentes na rede escolar.

Além disso, a Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação da Seduc estima que será necessário recompor o acervo mínimo em 138 bibliotecas escolares destruídas pelas enchentes. Para isso, são necessários 48.662 títulos de literatura brasileira e universal em bom estado. A intenção é arrecadar aproximadamente cinco exemplares por aluno e atingir a meta de 245.090 livros doados. A lista completa dos livros está disponível no site da Seduc.

A titular da Seduc, Raquel Teixeira, explica que o foco das ações do Estado, no primeiro momento da crise meteorológica, estava direcionado para a urgência do resgate de vidas humanas e animais, envolvendo cuidados básicos, como a garantia de abrigo e alimentação. A partir de agora, segundo ela, começa uma nova etapa: a reconstrução do Rio Grande do Sul, com ênfase na área da Educação.

“Hoje, contextualizadas as realidades e necessidades de cada região, passamos a unir esforços na campanha de doação de materiais escolares. A educação é um serviço essencial que deve ser priorizado e promovido pelo Estado em parceria com a sociedade civil. A solidariedade de pessoas e instituições é uma garantia de melhor atenção aos nossos alunos da rede escolar, é uma demonstração de amor ao próximo”, destaca Raquel.

Em Erechim e região, os interessados em participar da campanha Mochila Cheia podem se dirigir até a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, localizada na Praça da Bandeira, 190 (ao lado do Castelinho), ou entrar em contato pelo fone (54) 3520-2821.

O que doar?

Mochilas, cadernos, calculadora, canetas (azul, preta ou vermelha), caixas de grafite, lapiseiras, réguas, lápis de cor – kit, caneta hidrocor – Kit, lápis preto, apontadores, estojos, garrafas Squeezes, livros de literatura.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS