Legado Parlamentar: nova atração da TV Câmara terá ex-presidentes do Legislativo como protagonistas

Série de entrevistas vinculadas ao Memorial Legislativo tem previsão de ir ao ar a partir de outubro

Desde o mês de maio, a TV Câmara tem realizado entrevistas com os ex-presidentes do Poder Legislativo erechinense, a fim de recordar e compreender os mais diversos períodos da política municipal. O programa, chamado de “Legado Parlamentar”, representa também uma nova etapa na construção do Memorial Legislativo, criado a partir de projeto de lei em 2021, e tem previsão de ir ao ar a partir de outubro, após o primeiro turno das eleições, marcado para 6 de outubro.

Ao todo, serão quase 30 entrevistados, que abrangem cinco décadas de muitas histórias e momentos marcantes do passado e do presente de Erechim. Apresentadora do “Legado Parlamentar” e coordenadora da TV Câmara, Cristiane Rhoden afirma que a principal finalidade do programa, assim como do próprio memorial, é eternizar o legado de quem ajudou a construir a história do Legislativo. “Ouvir os ex-presidentes tem sido uma tarefa muito positiva, pois podemos entender muitos processos, atos e ações que aconteceram no parlamento municipal”, avalia.

Uma rica fonte de pesquisa

Quando criado, o Memorial Legislativo foi pensado também como uma fonte para pesquisas, já que reúne um vasto acervo que tem sido enriquecido com os depoimentos dos ex-presidentes. “Tenho certeza que estes depoimentos irão auxiliar na realização de pesquisas e na construção de um rol de informações que serão úteis, inclusive, para o aconselhamento de futuras gerações e no desenvolvimento da nossa cidade”, completa Cristiane.

Sobre o Memorial Legislativo

Instituído em 2021, o Memorial Legislativo de Erechim já conta com as galerias virtuais de ex-presidentes e vereadoras e um grande espaço físico situado no subsolo da Câmara de Vereadores. No local, a comunidade tem acesso a diversas informações como apresentação detalhada do projeto e do grupo de trabalho envolvido; galeria física de vereadoras; história da Casa do Povo; linha do tempo de acontecimentos políticos; hinos e símbolos municipais, além de exposição de itens históricos, honrarias concedidas pelos parlamentares e a simulação de como eram os gabinetes no passado.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS