Secretaria de Saúde realiza projeto Família Responsável com colocação de DIU gratuitamente

Todas as gestantes que desejarem, poderão solicitar a colocação do DIU (dispositivo intrauterino) logo após o parto ou cesariana, de forma gratuita saindo da maternidade com a anticoncepção realizada

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, juntamente com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) realiza o projeto Família Responsável, onde todas as gestantes que desejarem, poderão solicitar a colocação do DIU (dispositivo intrauterino) logo após o parto ou cesariana, de forma gratuita saindo da maternidade com a anticoncepção realizada.

Segundo dados da Febrasgo (2016) o número de gravidezes não programadas no Brasil atinge 55,4% das parturientes não adolescentes. Já no caso dessas, cresce ainda mais os índices chegam de 60% a 83,7%. Desta forma em dezembro de 2017 foi criada a portaria 3.265 que aconselha o uso do DIU para uso logo após o nascimento através de partos, cesáreas, bem como nos casos de abortos.

Conforme explica a enfermeira responsável pelo setor materno infantil da Secretaria de Saúde, Andiana Castagnara, o projeto está em funcionamento há dois meses apenas, porém pode-se constatar que a aceitação das gestantes e sensibilização dos profissionais, levando a concluir o sucesso da iniciativa.

“Esse projeto está sendo utilizando na Fundação Hospitalar Santa Terezinha e recomendado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede pública. Além disso, a anticoncepção das mulheres que buscarem e quiserem usar o método do DIU, ou mesmos outros recursos preventivos de gravidez, está sendo facilitada. Sendo necessário uma consulta de enfermagem através da UBS de referência”, ressalta a enfermeira responsável pelo projeto.

Métodos contraceptivos disponíveis na UBS’s

Preservativos femininos e masculinos;

Pílulas anticoncepcionais;

Anticoncepcionais injetáveis mensais e trimestrais;

DIU – Dispositivo Intrauterino (Tcu 380);

Laqueaduras;

Vasectomias.

Por Assessoria de Comunicação
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS