Secretaria de Meio Ambiente destaca a importância da separação do lixo

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, alerta a população com relação a separação do lixo, já que o mesmo tem chegado ao destino sem a triagem adequada. “O engajamento da população na melhora do processo de separação do lixo é fundamental para a alteração de hábito, já que o cidadão consciente é peça chave nessa questão”, declarou o secretário da pasta, Cristiano Moreira.

Ainda, segundo ele, é relevante que as pessoas estejam cientes de que a separação de dejetos em seco e orgânico faz com que o processo seja mais simples. Enfatiza-se que os materiais recolhidos como lixo seco são destinados para as cinco associações de reciclagem conveniadas ao município, que ficam responsáveis pela triagem do material.

Conforme explica Cristiano Moreira, o lixo recebido pelos recicladores por vezes passa pela triagem após 48 horas, e acaba por apresentar circunstâncias constrangedoras aos trabalhadores, como por exemplo o mau odor. Dessa forma entende-se que quanto melhor e mais organizada for a separação feita pela população mais fluente será o serviço de triagem posterior.

“A coleta seletiva é vista como uma alternativa viável para a diminuição do lixo, bem como para o reaproveitamento de materiais específicos para reciclagem, contribuindo para os processos de preservação ambiental. Para que esse processo ocorra da melhor maneira possível, é necessária a adesão e colaboração da população”, finaliza o secretário de Meio Ambiente.

Confira abaixo alguns materiais em suas respectivas categorias

Lixo orgânico: Restos de comida, papel higiênico, fralda, papéis no geral que estejam sujos, esponja, porcelana, cerâmica, papel carbono, fotografia, espelho, fita adesiva, entre outros.

Lixo seco: Papel, vidro, plástico, lata, alumínio, arame, pvc, garrafa pet, embalagens de produtos de limpeza e isopor, entre outros.

Para outras informações deve-se entrar em contato com a Secretária Municipal de Meio Ambiente pelo fone 3520-7007.

Por Assessoria de Comunicação
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS