São Valentim realiza Seminário de Bovinocultura de Leite e 11º Clube da Bezerra

O 11º Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite e a 11ª edição do Clube da Bezerra de São Valentim, visando valorizar a genética e incentivar a criação da bezerra, reuniu mais de cem produtores, na sexta-feira (14/02), no CTG Ronda Crioula. O evento foi promovido pela Prefeitura e Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com patrocínio do Banrisul e diversos outros parceiros. O evento integra a programação de aniversário dos 61 anos do município.

Na parte da manhã, foram realizadas as palestras técnicas. O extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Oberdan Scolari, palestrou sobre o tema qualidade do leite, destacando um conjunto de ações de boas práticas que passam pela propriedade, bem como os desafios da atividade e sanidade animal. “O produtor tem que ter uma visão da propriedade como um todo”, reiterou. Também chamou atenção para a legislação, com ênfase nas Instruções Normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A médica veterinária, da Inspetoria Veterinária da Defesa Agropecuária, Marina Verrasso, falou sobre zoonoses, com foco na inter-relação entre saúde humana, animal e ambiental. Observou ainda, a importância de cuidados de prevenção de doenças como a tuberculose e a brucelose.

Cesar Luis Albertone, fiscal estadual agropecuário, reforçou as orientações voltadas para a sanidade animal e as ações da campanha da febre aftosa, que vem sendo desenvolvidas pela Seapdr.

A programação prosseguiu à tarde, no Parque de Máquinas, com o julgamento das bezerras. Trinta e quatro animais de 23 produtores participaram da competição. Os animais foram avaliados pelo integrante da Associação Catarinense de Bovinos, Guilherme Santa Catarina.

Abertura Oficial

O evento foi aberto com a presença do prefeito Cleomar Scandolara, vice-prefeito Clacir Rigo, secretário municipal da Agricultura, Edegar Regoso, gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, vereadora Solange Botini, representando o Poder Legislativo, presidente do Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sutraf) de São Valentim, entre outros. O prefeito agradeceu às parcerias, aos produtores e destacou investimentos em infraestrutura no município na área da agricultura e em outros segmentos da Administração.

Gilberto Tonello agradeceu em nome da Emater/RS-Ascar à prefeitura, aos patrocinadores Banrisul e Sicredi e aos demais apoiadores do evento. Tonello destacou a importância da atividade leiteira para as famílias rurais, tanto economicamente como socialmente. “Todos nós temos o mesmo objetivo de

levar à família rural condições que possam gerar produção e renda e qualidade de vida”, disse Tonello. O fiscal estadual agropecuário da Inspetoria de Defesa Agropecuária da Seapdr, Cesar Albertoni, agradeceu e destacou a campanha da febre aftosa e outras ações que vem sendo realizadas pela Secretaria.

A equipe do Escritório Municipal reforçou os agradecimentos à prefeitura, através de suas secretarias, de modo especial, da Agricultura e Obras, às entidades promotoras do evento, produtores e a todos que se envolveram na realização do evento. As demais lideranças também ressaltaram a importância do evento para capacitação dos produtores e para o desenvolvimento do município.

Resultados do julgamento das bezerras:

Categoria Jersey (4 a 7 meses)

1º lugar – Altair Scatolim

2º lugar – Volmir Capeli

3º lugar – Nadir Gaik

Categoria Jersey (7 a 10 meses)

1º lugar – Cedenir Spegiorin

2º lugar- José de Souza

3º lugar- Evandro Perondi

Categoria Raça Holandesa (4 a 7 meses)

1º lugar- Gilmar Bertoldi

2º lugar – Altair Scatolin

3º lugar Augusto Forati

Categoria Raça Holandesa (7 a 10 meses)

1º lugar: Evandro Cagol

2º lugar Givanildo Spegiorin

3º lugar: Altair Scatolim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS