Retrospectiva 2022: Veja o que foi destaque em Erechim no mês de outubro
Outubro foi um mês muito intenso, tanto no setor econômico, quanto na segurança pública. Mas o principal evento foram realmente as Eleições 2022. A Rádio Cultura e o Jornal Boa Vista prepararam uma grande cobertura, trazendo informações em tempo real das zonas eleitorais, das forças de segurança e entrevistando o juiz eleitoral. No estúdio, a equipe de jornalismo fazia as análises e trazia os dados da apuração. Finalizada a apuração, foram destaques os números da eleição para o senado, deputados federais e estaduais, bem como os candidatos que disputariam o segundo turno para governador e presidente. Ainda no primeiro turno foi evidenciado a votação que cada candidato recebeu em Erechim e região do Alto Uruguai, bem como o expressivo crescimento do número de votos em candidatos a deputados federais locais.
No segundo turno, todo o trabalho foi realizado a exemplo do primeiro: as informações dos mais variados pontos de votação, a eleição de Eduardo Leite para o governo do estado e de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente da república, bem como a votação alcançada por cada candidato na Capital da Amizade. Outro destaque ainda foi o expressivo número de erexinenses que votou para presidente mas optou por anular ou votar em branco para governador.
No campo econômico, mais um feirão de emprego foi realizado, com oferta de 1000 vagas em várias empresas, ao final do dia, 800 pessoas passaram pelo feirão. Erechim fechou o mês de setembro com 192 empregos gerados, e empresas já buscavam mão-de-obra em São Paulo. Em uma equação difícil de resolver, o crescimento econômico e a falta de trabalhadores, o prefeito Paulo Polis chegou a mencionar a necessidade de trazer mão-de-obra de outros países, pois até o Censo 2022 estava com a coleta de dados atrasada.
O carro chefe da empregabilidade em Erechim, a indústria, emprega proporcionalmente, mais que o dobro da indústria brasileira e já era aberto o edital para os lotes do novo distrito industrial. A Creral constrói em parceria com a Mil Engenharia, a maior usina solar flutuante do Brasil, enquanto a Olfar tem obra de indústria com capacidade para processar mais de 4 mil toneladas de soja por dia em Goiás. Erechim enviava mais uma missão empresarial, desta vez para a maior feira de construção do mundo.
O estado anunciava investimento de mais de R$ 1,7 milhões de reais para reforma e ampliação do Hospital Santa Terezinha e o governador Ranolfo Vieira Jr chega em Erechim para assinar ordens de serviço para vários acessos asfálticos em municípios da região.
Após inúmeros impasses na PPP da iluminação pública, o município de Erechim busca outras alternativas e finalmente inicia a substituição de lâmpadas de sódio por led, transformando completamente a imagem noturna de Erechim.
Entre os inúmeros destaques do mês de outubro, podemos citar ainda: os diversos e graves acidentes de transito nas rodovias da região, BR-153, ERS-135, BR-480 e ERS-420. A ERS-135 também foi tema de diversos bloqueios.
Na área da educação, a URI elegia os seus novos dirigentes para os próximos quatro anos, recebia candidatos de todo o sul do país para o vestibular de verão e o IFRS abria inscrições para o processo seletivo 2022.