Crescimento econômico x mão-de-obra: equação difícil de resolver

Erechim segue com mais de 1000 postos de trabalho a serem preenchidos

O Crescimento do mercado de trabalho formal em 2022, é bastante satisfatório em Erechim e, só não tem um desempenho melhor, devido à escassez de mão de obra.

Este assunto já foi tema de muitas reportagens e debates na Rádio cultura e no Jornal Boa Vista. Também é algo que não passa despercebido pelo poder público municipal, entidades representativas e iniciativa privada, uma vez que em conjunto já organizaram dois feirões de emprego em pouco mais de sete meses.

Também é muito comum, ouvir diariamente em vários veículos de comunicação e carros de som, anúncios de empresas buscando por novos colaboradores.

Em um comparativo percentual com o estado e o país, Erechim empregou menos em 2022. A taxa de crescimento acumulada em nossa cidade é de 4,75%, enquanto que no país ente índice sobe para 5,16%. Já o Rio Grande do Sul, tem um desempenho ainda maior, chegando a 7,46%

Se apenas metade das vagas abertas fossem preenchidas, Erechim já teria um desempenho melhor que o apresentado pelo país. Por outro lado, se tivéssemos a disponibilidade total da mão de obra necessária, o nosso desempenho teria índice de 7,96%, superando assim, o indicador alcançado pelo estado.

O maior número de postos de trabalho a serem preenchidos está no setor industrial. Porém o reflexo econômico poderia ser muito melhor em todos os demais setores da nossa economia, pois o comércio e demais serviços teriam a demanda aumentada significativamente.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS