Projeto Fortalecendo Raízes – Encerramento

Ao findar do mês de março, com ele encerrou-se também, a execução do projeto cultural proposto pela Fundação de Comunicação e Assistência Social – Rádio Cultura e Jornal Boa vista.

Fortalecendo Raízes foi concebido em meados junho de 2021 e submetido às rigorosas avaliações e seleção da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo, através do Edital de seleção de projetos para o FAACE – Fundo de Apoio as Artes e a Cultura de Erechim.

Tendo sido aprovado e selecionado, o projeto que visava resgatar e fortalecer as raízes dos povos que colonizaram a nossa cidade, ele foi ganhando mais apoiadores a cada etnia e grupo convidado a participar e contribuir. Além das pesquisas feitas que embasaram toda a execução e divulgação dos menores detalhes e particularidade de cada costume vivenciado pelos imigrantes, o conhecimento e as histórias aqui revividas, principalmente pelos participantes que representam a primeira geração a nascer em solo brasileiro e bota amarela, muito engrandeceu para o cumprimento dos objetivos propostos.

Todos os grupos étnicos representaram a sua cultura de maneira exemplar, evidenciando a cada programete gravado, a cada comentário ou emoção demonstrada durante o programa, o orgulho e a satisfação de a ela pertencer, esforçando-se ao máximo na tentativa de resgatar fatos históricos e perpetuar tudo isso para as futuras gerações.

Outro ponto fortemente destacado por vários participantes, é que mesmo tendo a cultura um orçamento curto, muitas vezes sendo vista como um gasto e não um investimento, ela desempenha um papel fundamental em nossa sociedade. As crianças e adolescentes que participam de grupos culturais, seja de etnias, dança, teatro, CTG, ou qualquer outro que tenha finalidade cultural, tem maior probabilidade de tornarem-se um adultos melhores, mais responsáveis e prontos para os desafios que a vida irá apresentar no futuro.

Os números alcançados pelo projeto foram bastante expressivos. Desde a primeira reportagem divulgada até hoje, se passaram 48 dias. Foram 13 reportagens divulgadas no site do Jornal Boa Vista e compartilhadas em rede social da Rádio Cultura. Elas tiveram um alcance superior a 39 mil pessoas. Foram ao ar pela Rádio Cultura 25 programetes e 05 programas, mobilizando as 05 etnias citadas no site da prefeitura municipal de Erechim. Toda a divulgação foi realizada sem custos para o projeto.

Ao todo foram mobilizados 08 grupos étnicos e destes, 14 pessoas participaram dos programas na rádio. A equipe principal do projeto teve a seguinte composição: Marcio José Dal Pizzol (coordenador), Sirlei Fátima Ioppi (pesquisa), Carla Emanuele Colla Sirena (elaboração de material jornalístico), Fábio Lazzarotto (produção e edição de vinhetas), Rafael Ferreira da Silva (produção e edição de programas de rádio), Valdomiro de Moura (apresentador).

Fica o agradecimento de toda a equipe à Prefeitura Municipal de Erechim, à Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, ao Fundo de Apoio as Artes e a Cultura de Erechim e a todos integrantes dos grupos étnico convidados, por financiar e proporcionar o “resgate e o fortalecimento de nossas raízes”.

Se você se interessou e quer saber mais ou fazer parte de um dos grupos étnicos existentes em nossa cidade, pode ter maiores informações junto ao arquivo histórico municipal, através das nossas reportagens https://jornalboavista.com.br/categoria/cultura/ ou ainda pelo site da prefeitura municipal: https://www.pmerechim.rs.gov.br/pagina/332/imigrantes-etnias.

Fortalecendo Raízes é um projeto cultural financiado pelo FAACE – Fundo de apoio as Artes e a Cultura de Erechim e uma realização da Fundação de Comunicação para a Educação e Assistência Social.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS