Projeto elaborado em parcerias produz rótulos para Agroindústrias Familiares

Em encontro virtual, nesta quinta-feira (27/05), estiveram reunidos extensionistas da Emater/RS-Ascar, professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus de Erechim (IFRS), integrantes do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), representantes da Secretaria Municipal de Agricultura de Erechim e da Unidade de Cooperativismo de Erechim (UCP Erechim), além dos agricultores, para avaliar uma proposta de rótulos para produtos derivados da cana e da mandioca, industrializados por agroindústrias locais.

O projeto objetiva tornar os rótulos mais atrativos ao consumidor, com um visual mais atual e dentro dos parâmetros legais exigidos, adequando as tabelas nutricionais às novas legislações que estão entrando em vigor. A proposta visa também explorar novos tipos de embalagens, que ofereçam melhores condições de visualização do produto, atraiam os consumidores e confeccionadas a partir de materiais mais adequados ao meio ambiente.

Foram selecionadas oito agroindústrias assessoradas pela Emater/RS-Ascar e pelo Capa que atuam com derivados da cana de açúcar e da mandioca, cultivos bastante comuns na região. O IFRS elaborou os rótulos através do trabalho das professoras Andreia Mesacasa, do curso de Desing e Moda, e Valeria Borszcz, do curso de Engenharia de Alimentos, e da bolsista do IFRS e aluna do curso de Design e Moda, Kelen Rosset. As propostas de rótulos foram elaboradas a partir de um padrão de consumidor, seus interesses e objetivos, analisando ainda a família e a agroindústria.

Participaram da apresentação das propostas de rótulos os extensionistas rurais dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar de Marcelino Ramos, São Valentim, Aratiba, Carlos Gomes, Erval Grande, Unidade de Cooperativismo de Erechm (UCP Erechim), do Regional Erechim e do Capa de Erechim e os agricultores selecionados com suas agroindústrias/famílias: Libero e Schmidt de Aratiba, KL Alimentos, Robaert, Raízes Sabores do Sul de Marcelino Ramos, Pauleto de São Valentim, Chitó de Erval Grande e Don Polski de Carlos Gomes.

Na avaliação dos participantes, o trabalho ficou muito bom e chamou a atenção das agroindústrias. Para a família Pauleto de São Valentim, “o rótulo ficou muito bonito, tanto que já pensamos em imprimir”. Para Pamela Kruze, da KL Alimentos de Marcelino Ramos, “é uma embalagem bonita e ao mesmo tempo sofisticada”.

Para o extensionista rural Carlos Angonese, responsável pela área de agroindústrias na região administrativa do Escritório Regional de Erechim, a ação deve ter continuidade, uma vez que o trabalho “torna o produto mais atrativo ao consumidor, valoriza e promove os atributos do produto, além de agregar valor. O projeto envolvendo estas parcerias tem sido muito produtivo, porque atua em área que os extensionistas não têm uma formação mais especifica e, portanto, vem a complementar o trabalho de assessoria ao cultivo, à implementação da agroindústria e ao processamento das matérias-primas cana e mandioca”, ponderou. “A formação qualificada e o vasto conhecimento do corpo de professores do IFRS e seus alunos pode resultar em grandes avanços em termos de visual de produto e para as agroindústrias, bem como em oportunidades para os alunos praticarem os conhecimentos obtidos nos excelentes cursos”, complementou.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Erechim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS