Phishing: O que é e como funciona

Há muitas fraudes acontecendo na internet e fora dela. Existem diversas modalidades de esquemas fraudulentos e a coisa toda parece que vem piorando. Acontece que a fraude, infelizmente, é como uma ciência ou até uma arte. As fraudes vão ficando mais sofisticadas com o tempo e as autoridades nem sempre conseguem acompanhar essa evolução. O mesmo vale para as pessoas comuns. Nem todo mundo está ciente ou sequer suspeita que alguma fraude com o seu nome pode estar acontecendo. Pensando nisso, separamos um artigo para falar de um tipo de fraude em particular, o Phishing.

Definições

É uma técnica usada para enganar pessoas a fim de obter informações confidenciais. Tais informações podem ser números de cartão de crédito, RG, CPF, no caso dos brasileiros e etc. O detalhe do Phishing é que ele é dividido em diversas modalidades e técnicas, isto é, há várias formas utilizadas para obter informações de usuários. Por exemplo, alguém consegue o endereço de email de vários usuários de um banco, ou de um usuário especifico, então, os criminosos enviam uma mensagem se passando pela instituição financeira e pedindo informações confidenciais. Nem todo mundo está atendo para o fato de que uma instituição financeira jamais iria pedir informações confidenciais por email. Os criminosos mais sofisticados vão fazer um esforço para imitar a instituição financeira, isso pode ser feito usando o nome do gerente do banco, um endereço de email que parece com o endereço oficial do banco e etc. Isto é Phishing, a arte de obter informações confidenciais de uma pessoa.

Um detalhe sobre o Phishing é o volume. Isto é, um criminoso usa uma técnica bastante genérica para obter informações de uma pessoa, mas ele faz isso com um grupo muito grande. Algumas vezes, com milhões de pessoas. Por exemplo, um email pedindo doações sendo enviado para milhões de pessoas de um país. Por outro lado, os criminosos mais sofisticados tentam atingir uma pessoa ou uma empresa em especial. Eles obtêm informações do alvo e constroem um golpe sob medida para o mesmo. O nome disso é pesca com arpão.

Pesca com arpão

Phishing quer dizer pesca. Mas um tipo especifico de pesca. É quando o pescador lança a rede no oceano e tenta pegar alguns peixes entre milhares. A pesca com arpão é diferente. É quando o pescador tenta acertar um alvo em especial. Nessa modalidade de golpe, os criminosos vão aprender sobre a vítima e tentar bolar uma estratégia que funcione da melhor maneira possível para um alvo especifico.

Se protegendo

As fraudes estão ficando cada vez mais sofisticadas, mas você pode fazer algumas coisas contra isso. Para começar, não compartilhe informações confidencias com fontes não confiáveis. No geral, Instituições financeiras, empresas e etc. não vão solicitar informações confidenciais pela internet. Mas há alguns casos onde suas informações serão solicitadas. Por exemplo, o auxílio emergencial da Caixa Econômica, a instituição realmente pediu informações confidenciais através de plataformas online. Em casos como esse, é seu dever verificar que a fonte é realmente legitima. Outro ponto importante é usar ferramentas como um VPN sempre que estiver lidando com informações sensíveis. Um VPN é como um túnel privado dentro de uma rede de computadores públicas, a internet é um exemplo de rede pública. Você pode tentar nosso VPN gratuito, ele pode ajudar você. Esse tipo de ferramenta garante que não há terceiros observando suas ações.

Phishing é mais eficiente do que você imagina

De acordo com um levantamento feito pela empresa de segurança de informação, Kaspersky, o Brasil é o país com o maior número de vítimas de Phishing no mundo. De acordo com o levantamento, 19,9% dos internautas brasileiros tentaram clicar em um link que foi enviado pra roubar informações. Países como Portugal e França também aparecem nessa lista. O que podemos concluir é que os brasileiros não estão sendo educados quando o assunto é segurança da informação.

A internet facilitou as fraudes

Isso não somos nós que estamos falando, trata-se de Frank Abagnale, Jr., um dos maiores golpistas do mundo. Sua história de vida foi contada no filme Prenda-me se for capaz. Hoje, ele trabalha como consultor e ajuda as autoridades a combater fraudes. Segundo ele, a internet facilitou as atividades criminosas.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS