Projeto do Emerson Schelski prevê fornecimento de medicamentos na rede pública a receitas de médicos particulares

Na última semana, o vereador Emerson Schelski (PSDB) protocolou na Casa Legislativa um projeto de lei referente à área da saúde. O parlamentar propõe que sejam fornecidos medicamentos na rede pública a pacientes que apresentarem receitas prescritas por médicos particulares, mesmo que não tenham sido atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto, neste momento, tramita nas comissões nas comissões da Câmara, para, finalmente, ir à votação no plenário em sessão ordinária.

Segundo Schelski, as grandes filas de espera para atendimento na rede pública de saúde do município precisam ser ao menos amenizadas. “Muitas das pessoas que aguardam por atendimento possuem convênios médicos, só não tendo o acesso imediato aos remédios gratuitos fornecidos. Em razão disso, acabam congestionando ainda mais os serviços públicos, já que, após realizarem consultas particulares, voltam ao SUS apenas para a retirada dos medicamentos”, afirma.

Dado este cenário, o vereador propõe que os remédios presentes na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) também sejam fornecidos de maneira gratuita aos pacientes em questão, cujas receitas forem prescritas por médicos particulares. “Ao implantar este sistema, poderá a administração pública também se beneficiar, pois aqueles que possuem uma condição financeira um pouco melhor poderão se consultar com um médico particular e buscar os medicamentos na rede pública. O que evitaria que UBSs e UPAs fiquem superlotadas”, explica Schelski.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS