Projeto de Lei Legislativo de Márcio Pavoni institui no Município de Erechim o Dia Municipal de Doação de Sangue

         Aprovado, por votação unânime da Casa Legislativa, o Projeto de Lei Legislativo de autoria do vereador Márcio Pavoni, no qual institui no município de Erechim, o Dia Municipal de Doação de Sangue a ser comemorado anualmente no dia 26 de setembro.

Autor ressalta que o mesmo tem a finalidade de estabelecer no município de Erechim a conscientização sobre o tema e incentivar a doação de sangue para suprir a demanda de sangue e hemocomponentes dos hospitais locais.

Essa data já é comemorada a nível mundial, no dia 14 de junho e nacional, no dia 25 de novembro. “A escolha da data se justifica por ser marcante, pois marca a reabertura do Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho, a fim de dar prosseguimento na sua missão única de ajudar a salvar vidas”. Sua origem como associação se deu em 1988.

“O processo de doação é fundamental e a instituição desta data que a incentiva também, pois depende da generosidade e da solidariedade das pessoas com o seu semelhante. A doação é feita de forma gratuita e voluntária, gesto simples que salva vidas”.

Além disso, pontua Pavoni, em determinados períodos ocorre a redução no estoque de alguns tipos de sangue. Por isso, é fundamental investir em campanhas para que a população se engaje e o sangue seja reposto.

A Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim, popularmente conhecida como Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho, é a entidade que tem papel relevante neste processo. Realiza há 27 anos o trabalho de aproximar a comunidade deste nobre gesto, que é a doação de sangue.

“Esse fato, por si só, dá grande relevância ao trabalho desta entidade que nada seria sem aquelas pessoas que de forma anônima e abnegada, doam o fluído vital para aqueles que das mais diversas situações o necessitam em extrema necessidade, seja em caráter eletivo, urgência ou emergência”, finaliza.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS