Projeto de Equoterapia do Patronato fecha parceria com a Prefeitura de Aratiba

A a parceria prevê atendimento para pessoas que necessitam deste método terapêutico onde utiliza o cavalo como estimulador para ganhos na área física psicológica, social e educacional, considerado um método de reabilitação que trabalha o praticante de forma global

O Patronato Agrícola e Profissional São José fechou parceria com a Prefeitura de Aratiba para realizar atendimentos de equoterapia. A informação foi confirmada pelo presidente do Patronato, Francisco Simão Menegatti, juntamente com o Prefeito de Aratiba Gilberto Luiz Hendges e Vice Prefeito Gelson Tarcísio Carbonera. Esta parceria conta com a colaboração da equipe da secretaria municipal de Educação, por meio da Secretária de Educação Rosane Morgan, gestora do contrato, Viviane Paula Cypel Costa e fiscal do contrato Monica Cristina Tonel. A APAE, em nome da presidente Mari Meurer, se dispôs e contribuiu para realizar este trabalho com o Patronato.

Segundo Menegatti, a parceria prevê atendimento para pessoas que necessitam deste método terapêutico onde utiliza o cavalo como estimulador para ganhos na área física psicológica, social e educacional, considerado um método de reabilitação que trabalha o praticante de forma global.

O objetivo é proporcionar as pessoas com deficiência ou não, a prevenção e o tratamento de patologias, bem como a reabilitação e o desenvolvimento de seu estado atual por meio do uso do cavalo, principalmente pelo movimento tridimensional e multidirecional que ele proporciona.

A equoterapia contribui para controle postural de cabeça, tronco e membros, mantêm articulações íntegras, diminui rigidez articular, ritmo e coordenação motora fina/ampla, esquema corporal, noção espacial/temporal, lateralidade, autoconfiança, auto estima, crises de ansiedade, depressão, dificuldades de aprendizagem/ hiperatividade, socialização entre outros benefícios que são proporcionados por meio do cavalo.

A prática da Equoterapia é indicada para síndrome de down, autismo, paralisia cerebral, depressão, estresse, psicoses, lesões neuromotoras, doenças degenerativas, AVE (Acidente Vascular Encefálico) e TCE (Traumatismo Craniano Encefálico), doenças de Parkinson e de Alzheimer, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, deficiência auditiva, visual, intelectual, dificuldades de aprendizagem e linguagem, socialização, entre outras indicações.

EQUIPE COMPLETA

De acordo com o presidente Menegatti, o Projeto Fortalecer Equoterapia do Patronato foi inaugurado no dia 26 de novembro de 2015 com o objetivo de propiciar saúde preventiva e melhora da qualidade de vida para seus praticantes e consequentemente suas famílias. Na oportunidade, foi entregue à comunidade um espaço amplo e coberto para as práticas da terapia, projetado especialmente para este fim.

As instalações para a execução da equoterapia estão em permanente melhorias, sendo que conta com mais dois picadeiros externos, trilha em contato direto com a natureza e mais um amplo picadeiro coberto, além de local para as famílias dos praticantes. O Patronato conta com Certificado de Agregação junto à Associação Nacional de Equoterapia – Ande-Brasil, e com equipe capacitada para a realização dos atendimentos composta por Adriana Marcia Santana (assistente social), Cassia Leticia Valmorbida (fisioterapeuta), Marisa Calgarotto (psicóloga), Audyeres Marlon Padilha (veterinário e guia) Arno Albrecht (guia e cuidador de animais) Lourdes Pasi (secretaria).

ABERTO A NOVAS PARCERIAS

Menegatti destaca que está satisfeito com essa parceria e diz que a entidade está aberta a outros convênios com demais prefeituras para atendimento de equoterapia aos seus munícipes.

Para maiores informações contate-nos na página do facebook ou instagram Fortalecer Equoterapia, ou também pelo telefone 3321-14-08.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS