12ª Festa do Pierogui em Centenário celebra 150 anos da imigração polonesa

O prefeito de Centenário, Genoir Florek (Neninho), acompanhado do vice-Prefeito Cássio Kolcenti, da corte municipal e do mascote Pieroguito, participou do programa Estúdio Boa Vista nesta terça-feira (1º) para divulgar a 12ª Festa do Pierogui, que ocorre nesta sexta-feira (4). O evento, já tradicional no município, celebra a culinária polonesa com um jantar típico e diversas atrações culturais. Todos os ingressos já foram vendidos.

(Corte de Centenário e o mascote Pieroguito – Foto: Jornal Boa Vista)

Neste ano, a festa ganha caráter internacional, integrando as comemorações dos 150 anos da imigração polonesa no Brasil.

A história da imigração polonesa na América do Sul está sendo reafirmada através de um importante intercâmbio cultural entre Brasil e Argentina. Além de se estabelecerem em território brasileiro, os poloneses também colonizaram cidades argentinas como Oberá, Apóstoles, Posadas e Governador Roca, onde mantêm vivas suas tradições, inclusive uma comitiva da cidade de Oberá (Argentina) marcará presença, fortalecendo o intercâmbio cultural entre as comunidades polonesas da América do Sul.

“Essa troca entre Brasil e Argentina mostra como a cultura polonesa permanece viva e unida, mesmo em terras distantes”, destacou o prefeito Genoir Florek. O intercâmbio inclui ainda projetos educacionais e de preservação da memória dos pioneiros que ajudaram a colonizar essas regiões.

O prefeito destacou o resgate da cultura polonesa no município: “Por muito tempo, nossos antepassados não expressavam suas tradições, mas hoje valorizamos essa herança”. Centenário tem promovido o ensino da língua polonesa nas escolas, o resgate de histórias familiares e até mesmo um intercâmbio com a Polônia para discutir educação, cultura e desenvolvimento socioeconômico e oferecer para aqueles que queiram vir morar em Centenário, todas as condições dentro de nosso território.

O prefeito Neninho disse que neste ano ocorreu o lançamento de um livro sobre a história da colonização polonesa na região, destacando as comunidades pioneiras de Lageado André e Lageado Valeriano.

A corte municipal – formada pela Rainha Eduarda Bieluczyk e pelas Princesas Natália Sarapio e Kauane Kurowski – também participou da entrevista, divulgando o evento, que promete reunir gastronomia, tradição e integração cultural.

Por: Edson Machado da Silva

 

 

 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS