Professores e diretores das escolas de Gaurama trocam experiências com demais municípios gaúchos
A escola é um lugar onde todos estão ensinando e aprendendo ao mesmo tempo
O avanço tecnológico é um desafio para o sistema de ensino que vem mudando significativamente a forma de dar aulas. Ao mesmo tempo em que celulares, tablets, notebooks estão se tornando cada vez mais acessíveis aos alunos, as escolas também estão apostando na tecnologia para tornar as aulas mais atrativas.
Além de ensinar, professores e diretores também aprendem com seus alunos. A troca de experiências aprimora as técnicas de ensino, trazendo sempre bons resultados para a comunidade escolar.
Através da parceria da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) de Erechim, professores e diretores das escolas de Gaurama, puderam trocar experiências em relação à atuação pedagógica deste ano com profissionais de vários municípios do Rio Grande do Sul que também fazem parte do programa da UFFS, aprimorando os processos de ensino e aprendizagem.
“Há uma complexidade grande quando falamos de ensinar e aprender. O professor tem assumido um papel muito mais amplo, passando de um transmissor de conhecimentos a um orientador. O professor estimula os processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades que lhes permitam crescer como pessoas e como cidadãos. É uma influência verdadeiramente construtiva”, afirma secretária de Educação, Eliseth Pasquali Rosset.
E educação é uma das secretarias que recebe um olhar especial da gestão municipal. “Eu e o vice-prefeito Elias Seibt acreditamos que uma sociedade melhor e mais justa começa com estímulos aos alunos. Não medimos esforços para proporcionar um ambiente de trabalho que estimule o estudante a criar, comparar, discutir, rever, perguntar e ampliar ideias”, destaca o prefeito Leandro Márcio Puton.
O prefeito ressalta ainda que, os estudantes gauramenses são estimulados a desenvolver suas capacidades e responsabilidades, levando cada um e cada uma a agir, cotidianamente, prol dos interesses sociais.