Professor do Rio de Janeiro mostra importância do exercício físico para autistas e outras deficiências

         Mais de 300 profissionais ligados à saúde da região norte e nordeste do estado participaram no sábado, 1º de junho, na URI, de um encontro com o professor de Educação Física, Rodrigo Brivio, do Rio de Janeiro, que tem realizado um trabalho diferenciado com autistas e outras deficiências na capital carioca.

        O Curso foi promovido pela Associação Aquarela Pró-Autista de Erechim, que está completando 10 anos de atividades, juntamente com os Cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) da URI Erechim, que está comemorando 15 anos.

        Durante todo o dia, o professor Rodrigo, que mostrou algumas iniciativas que podem ser desenvolvidas com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) destacou a importância do exercício físico para autistas e outras deficiências.

        A iniciativa, desenvolvida no Salão de Atos e no Ginásio de Esportes, teve como objetivo instrumentalizar os profissionais que trabalham com deficiências. Entre eles, os mais de 200 educadores físicos formados pela Universidade que atuam em diferentes campos tanto na Licenciatura quanto no Bacharelado.

        Além disso, o curso foi importante também para a Associação Aquarela que tem como foco construir em conjunto com a população em geral espaços que possam incluir, atender e empoderar as crianças, adolescentes, adultos e seus familiares nessa tarefa.

        O curso abordou aspectos conceituais, uso e aplicabilidade de materiais alternativos, atividades práticas que podem ser desenvolvidas nos diferentes contextos, bem como cuidados que devem ser tomados durante o trabalho com essa população. O professor Rodrigo Brivio reforçou a importância do papel do profissional de educação física tanto na escola quanto na academia, bem como o conhecimento sobre os diferentes tipos de transtorno espectro-autista, além do trabalho multiprofissional, do apoio da família e do amor pelo que se faz.

        A presença do professor carioca em Erechim proporcionou a vinda de profissionais de várias cidades como Barracão, Casca, Erebango, Entre Rios do Sul, Erechim, Ibirubá, Ipiranga do Sul, Marcelino Ramos, Paim Filho, Piratuba, São José do Ouro e Viadutos. Esse fato comprovou a importância de ações como essa que veio fortalecer cada vez mais as parcerias entre as instituições envolvidas no evento.

        A iniciativa também teve o apoio da Unimed Erechim, Mercado Passarela, Caitá Supermercados e Prefeitura Municipal de Erechim.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS