Premiadas melhores redações de projeto do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) de Erechim, em parceria com a Aurora Alimentos desenvolve o projeto Cinema da Prevenção nas escolas do município. Neste ano, a iniciativa abrangeu 230 estudantes do 7º, 8º e 9º ano, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei.

O encerramento das atividades e entrega da premiação para as três melhores redações referente ao tema do projeto foi realizada na quarta-feira (29), nas dependências da Sociedade Esportiva e Recreativa Aurora.

As redações classificadas e que receberam premiação foram: em terceiro lugar, Jennifer Maria Stenke, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, que ganhou uma mochila e um livro; na segunda colocação, Sara Nicole da Silva, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, que ganhou uma caixinha de som e, em primeiro lugar, Salete Gasparina Rodrigues do Nascimento, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei que, como premiação, ganhou um celular, doado pela Aurora Alimentos e Fundação Aury Luis Bonadense.

Os estudantes que se empenharam em produzir uma redação e refletir sobre o tema proposto, visando também participar do concurso foram: Sabrina Dlugokenski Bastos, Rafael dos Santos, Gabriela Eduarda Baesso, Brenda Carvalho de Camargo, Júlia Pinto, Julia Evelin Vieira de Souza, Franciele Pereira, Adrieli Maria Leite, Joziffer Castanho, Caroline da Silva Machado, Chaiane Rios, Ana Caroline, Sara Nicoli da Silva, Dayvison Eduardo da Silva, Jennifer Maria Stenke, Salete Gasparina Rodrigues do Nascimento e Emily Cardoso Juraski.

Durante a premiação foi realizada apresentação cultural com Jabes e Flavinho de Barcellos, seguida de palestra com o sargento da BM, Emerson Santarem, integrante do Proerd.

O objetivo da ação é sensibilizar os adolescentes quanto a prevenção ao uso de drogas e promover a saúde. De acordo com a presidente do conselho, Vanessa Algeri, que também é coordenadora de saúde metal da 11ª CRS, as ações preventivas contribuem para a qualidade de vida das pessoas e reduz danos psicológicos, sociais e financeiros.

O cinema é realizado em escolas do município propondo ações de responsabilidade social a toda equipe escolar.  Em cada instituição é criado um ambiente de cinema, quando os adolescentes assistem ao filme ‘Lutando contra o destino’. Depois da sessão, eles participam de um debate sobre os mitos e verdades mostrados pela obra, traçando um elo entre a ficção e a realidade, com explicações baseadas em fatos reais e depoimentos do que acontece com o uso das drogas.

Depois de assistir ao filme, é proposta uma atividade voltada à responsabilidade social dentro do ambiente escolar, com a elaboração de uma redação. Os textos são avaliados por uma comissão e as melhores recebem premiação.

Prestigiaram o evento, Marcelo Fiorentin, representando a Aurora Alimentos, o secretário municipal de Planejamento, José Osvaldo Leite Camargo, o vereador, Flavinho de Barcellos e a presidente do Comad, Vanessa Algeri, além de estudantes, demais conselheiros e apoiadores.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS