Plantio de árvores nativas marca início da Semana do Meio Ambiente

A XVII Semana Municipal do Meio Ambiente e o 16º Fórum Regional do Meio Ambiente iniciaram nesta segunda, 18, com uma série de atividades que estão envolvendo a comunidade escolar. Como tema deste ano, Estratégias e Sustentabilidade.  

Os atos oficiais de abertura acontecem nesta terça-feira, 19, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores. Na oportunidade, uma Mesa Redonda irá debater “Erechim: o Centenário das Transformações”. Como convidados, Enori Chiaparini, Rosely Hachmann, Elisabete Zanin e Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski, da Universidade Regional Integrada.

Entre as atividades que já iniciaram, está o Painel Fotográfico, de 18 a 22, tendo como tema “O Descarte irregular de resíduos ocasiona danos não só ao bem público, mas também a comunidade, numa promoção da Secretaria de Obras e Habitação/Diretoria de Saneamento. As exposições acontecem no saguão da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. As imagens retratam o descarte irregular de resíduos na cidade de Erechim.

Ainda na pauta de trabalhos, a arborização de Passeio Público, Palestra sobre Agrotóxicos e Transgênicos na Contramão da Sustentabilidade, 16º Fórum Regional do Meio Ambiente tendo como palestra A Política Ambiental, seus Mecanismos e o Município, palestra sobre Conservação do Solo e da Água, atividades como trilha, história do parque, aves, compostagem, serpentes, anfíbios, alimentação orgânica e poda.

Nesta segunda ocorreu a inauguração da arborização do passeio público, através da Secretaria de Meio Ambiente e de Obras Públicas e habitação, na primeira quadra da Rua José Reinaldo Angonese, com o plantio de árvores nativas. Na oportunidade, a presença do secretário do Meio Ambiente Claudio Silveira, o secretário de Obras Vinícius Anziliero, o Chefe de Gabinete Roberto Fabiani e moradores da rua e proximidades.  

Também nos trabalhos, palestra com o tema agrotóxicos e transgênicos na contramão da sustentabilidade, com o professor Valdecir José Zonin, Engenheiro Agrônomo da Universidade Federal da Fronteira Sul, tendo como local a Câmara Municipal.

Através das oficinas “um dia no parque”, com a professora Sônia Beatris Balvedi Zakrzeski da URI e estudantes do curso de Ciências Biológicas, com a participação de escolas públicas e privadas no Parque Municipal Longines Malinowski estarão realizando atividades ecológicas.

Mesa Redonda debaterá o tema Experiências em Sustentabilidade, com a presença de Roberto Serena Fontanelli da UERGS, Júlio Brancher, Márcia Vanir Toss, João Paulo Bezerra e Cristiano Daniel Moreira, tendo como local a Câmara Municipal.

Oficina Hortas e Compostagem, reaproveitamento de resíduos, com Roberto Serena Fontanelli e Silvia Santin Bordin, no dia 20 às 14h.  A realização é do Município através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, além de entidades participantes e apoiadores. Todas as atividades terão entrega de certificados.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS