Padres e leigos das Paróquias de Erechim refletem Pastoral do Batismo

Mais de 20 leigos, 6 padres, 4 diáconos e um seminarista se reuniram na noite desta quinta-feira no salão de eventos da sede paroquial São Pedro de Erexim para refletir sobre a Pastoral do Batismo.

No início, Pe. Maicon Malacarne, Coordenador Diocesano de Pastoral e Pároco da Paróquia N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista, fez explanação ressaltando que a preparação ao Batismo deve ser vista na perspectiva da Iniciação à Vida Cristã e que ela inicia com o acompanhamento às mães gestantes, no itinerário da fé, na caminhada da vida cristã, que se prolonga pela vida toda, conclui-se na morte. Assim, a catequese vai do ventre materno ao ventre da terra.

Segundo Pe. Maicon, a Pastoral do Batismo na perspectiva da Iniciação à Vida Cristã no espírito catecumenal tem 4 passos: visita e encontro com as mães gestantes; encontro na comunidade de caráter vivencial, orante, mistagógico ou de iniciação aos mistérios da fé; momento do Batismo, com solenização dos seus diversos ritos; momento pós-Batismo, com novo contato com as famílias e celebração com todas as que batizaram crianças num determinado espaço de tempo, num ano, meio ano.

Os participantes interagiram com perguntas, complementações e questionamentos sobre a atual prática da Pastoral do Batismo e sobre a proposta apresentada.

Novos encontros serão realizados para a realização deste projeto.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS