Diocese de Erechim realiza encontro de formação e espiritualidade para secretárias paroquiais

A Diocese de Erexim reuniu secretárias e secretários das Paróquias, da Cúria Diocesana e Seminário de Fátima para formação e espiritualidade nesta quinta-feira, 10, no Seminário e Santuário de Fátima.

No início do encontro, depois do momento de oração, Dom José dirigiu sua palavra a todos, enfatizando a importância e a missão do e da secretária de instituição da Igreja. Servidores das pessoas, precisam também de cuidado humano, espiritual, emocional. Na secretaria, espaço de referência e de apresentação da Paróquia, não realizam apenas um trabalho burocrático, mas uma verdadeira missão, sendo presença de fé.

Em seguida, a psicóloga clínica e organizacional, Liseane Madalozzo, refletiu com o grupo a dimensão de serviço missionário à comunidade da secretaria paroquial. Neste serviço, a pessoa desenvolve uma forma de anúncio da Palavra de Deus. Ela revela o perfil da Paróquia. Deve estar atenta à maneira como comunica e o conteúdo que transmite. Neste serviço, a pessoa tem um compromisso de sigilo, de confiança, com uma postura profissional e missionária. Ela está aí em nome de Deus.

Em continuidade, o grupo participou da celebração eucarística no Santuário, presidida por Dom José e concelebrada pelo Pe. Cleocir Bonetti, Vigário Geral da Diocese e Coordenador da Cúria Diocesana. Em sua homilia, o Bispo ressaltou a missão de Nossa Senhora e a missão das mães, na proximidade de seu dia.

Após o almoço, em clima de integração, Pe. Bonetti e membros da Cúria Diocesana abordaram diversas questões práticas do serviço na secretaria paroquial – seguro de veículos e construções, certidões bancárias, certidões de batismo para fins matrimoniais ou aposentadoria e cidadania, manutenção de equipamentos de informática, pagamento em dia da conta de luz por todas as comunidades para evitar bloqueio de serviços de manutenção de energia elétrica e outras.

Antes do encerramento das atividades, Pe. Bonetti coordenou a avaliação do dia. Depois, no Santuário, conduziu momento de oração a Nossa Senhora e invocou a bênção sobre todos.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS