Ordenação de Diácono permanente na Catedral São José

O ministro Leitor e Acólito Wilson Nelson Lourega Rodrigues foi ordenado Diácono permanente na tarde do dia 24 de abril, segundo domingo de Páscoa, festa da Divina Misericórdia, por Dom Adimir Antonio Mazali, Bispo diocesano de Erexim, em missa concelebrada por 12 padres, com a participação de seis diáconos, familiares e amigos do ordenado, entre eles o Pároco e um grupo de Viadutos, de onde ele era natural. Pe. Lucas André Stein foi o cerimoniário.

Dom Adimir, na homilia destacou a liturgia do dia, começando pela origem e instituição da festa da Divina Misericórdia por São João Paulo II no ano 2000, a partir dos relatos das experiências místicas de Santa Faustina Kowalska, religiosa polonesa. Depois, acentuou o encontro de Jesus ressuscitado com seus discípulos, conforme o evangelho do dia. Mesmo depois de ter sido traído por Judas Iscariotes, negado por Pedro e abandonado pelos outros discípulos, Jesus Ressuscitado os reencontra, lhes dá o Espírito Santo e o poder de perdoar pecados, revelando mais uma vez como Deus é bom e misericordioso. O bispo continuou sua reflexão a partir da primeira leitura do dia, sobre a formação das primeiras comunidades, cujo testemunho converte numerosa multidão. Em continuidade, falou dos primeiros diáconos no início da Igreja, sua missão e suas atribuições atualmente.

Concluída a homilia, Dom Adimir interrogou o ordenando sobre suas disposições em assumir o ministério diaconal. Após a ladainha de todos os santos, lhe impôs as mãos e recitou a oração da ordenação. Já ordenado, Wilson recebeu a estola e a casula da esposa e familiares e o Bispo lhe entregou o Evangeliário.

No final da celebração, houve algumas manifestações.

– Pe. Clair Favreto, Pároco da Catedral, acolhendo o novo diácono e expressando-lhe gratidão pela sua generosidade.

– Diácono Pascoal Pozza, em nome dos diáconos, cumprimentando o ordenado e acolhendo na família diaconal da Diocese de Erexim.

– Wesley e Iraci Campos, pelo Conselho Econômico e comunidade, expressando-lhe a disposição de ajuda-lo na missão e desejando que Deus o guie, unido com o Diácono Pascoal.

– Diácono Wilson, expressando agradecimentos a diversas pessoas – Padre Waldemar que o encaminhou para o curso de formação, os padres da ITEPA Faculdades, Pe. Estêvão Wonsoski e Pe. Atalibo Lise, ex-Párocos de Viadutos, já falecidos, Alvise Follador, ex-Pároco da Catedral, e Gladir Giacomel, Vigário paroquial que o acolheram quando passou a residir em Erechim. Lembrou seus pais e sogros já falecidos. Referindo-se a seu lema, “aqui estou, envia-me”, manifestou seu compromisso de realizar sua missão com sentimentos de profundo amor ao próximo.

Dados biográficos do Diácono Wilson

Filho de João Filadelfo Rodrigues e de Alexandrina Rodrigues. Nasceu em Viadutos, no dia 06 de junho de 1956. Casado com Vilma Barp Rodrigues em Marcelino Ramos em abril de 1981, com quem tem três filhos, Priscila, Letícia e Wilson Emanuel.

Estudou no Colégio Estadual de Viadutos. Cursou Ciências Contábeis na Universidade Regional Integrada, Campus de Erechim. Tem especialização em redes de cooperação e cooperativismo pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e pela Universidade do Rio Grande do Sul (URGS).

Trabalhou na empresa Comércio e Indústria Zordan, na Cooperativa Tritícola Erechim Ltda., na Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) em diversas cidades.

É fundador do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fogo de Chão de Viadutos.

Aposentado, dedica seu tempo à família e à Igreja.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS