O que seria de Erechim e de região do Alto Uruguai, sem hospital Santa Terezinha?

Na semana que o Hospital Santa Terezinha completa 94 anos e entra na contagem regressiva para o seu centenário, somos levados a uma profunda reflexão. O que seria para saúde de Erechim e de 32 municípios da região do Alto Uruguai sem o Santa?  Hoje o Santa recebe pacientes de 80 municípios de três regiões norte do estado.

O Santa tem 650 funcionários e mais de 150 médicos. É referência para 600 mil pessoas, oriundas de 80 municípios. Possui atualmente várias residências médicas e espaço para praticas acadêmicas do Curso de Medicina. Possui 186 leitos SUS e realiza em média 600 procedimentos cirúrgicos mês. Só no pronto atendimento, atende diariamente em torno de 160 pessoas. Hoje o Santa Terezinha tem um orçamento anual de mais R$ 90 milhões.

Atualmente possui vários projetos em andamento e  está entre os seis maiores centros de saúde do Estado, quando falamos em SUS. “Exerce um papel preponderante na região, tanto na saúde como na sociedade,  por essa razão conta com inúmeras parcerias públicos privadas, através do projeto Somos Todos Santa”, destaca o diretor Jakson Arpini.

Como vai chegar o hospital Santa Terezinha no anos do seu centenário? “Esperamos chegar ao centenário cumprindo nossa missão de ofertar saúde de qualidade e resolutiva, com mais serviços habilitados de Alta Complexidade, como uma casa de saúde e ensino e com portas abertas para atender os anseios expectativas dos usuários da instituição que tem nela seu plano de saúde. Ampliar o acesso e qualificar suas estruturas, ações  e serviços é nosso objetivo, porque tem reflexos diretos com a qualidade de vida das pessoas. Por isso Somos Todos Santa”, disse Arpini.

 

*Por Egídio Lazzarotto

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS