Com a proposta de oferecer saúde pública de qualidade e humanização no atendimento às pessoas, foi entregue oficialmente no sábado (24) o mamógrafo Mammonfat Fusion para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE).
Desde que entrou em funcionamento, cerca de 110 exames já foram realizados. Conforme explica a enfermeira, Julcimara Pesavento, que atua no Centro de Diagnóstico por Imagem da Casa de Saúde, todos as pacientes que estão com o exame de mamografia represado estão sendo agendados para dar resolutividade a essa espera.
“Em setembro do ano passado o antigo aparelho estragou e começou a se formar uma fila de espera para as mamografias. Vale ressaltar que o antigo aparelho estava em uso há mais de 20 anos e a tecnologia estava defasada. Agora contamos com um equipamento de ponta e estamos em contato com as pacientes para agendar o exame, além de estarmos organizando mutirões para agilizar essas demandas”, disse.
Para a paciente, Adriana Fátima Kussel, moradora de Centenário, de 47 anos, que realizou a mamografia na tarde desta quarta-feira (28), a tecnologia surpreendeu. “A melhora realmente é muito significativa. Além da comunidade da região poder ser atendida com toda essa tecnologia moderna é um alívio ter as mamografias de volta gratuitamente para as pessoas. Além disso, acho muito importante esse exame. Todas as mulheres devem fazer esse acompanhamento pelo menos uma vez por ano”, afirma.
Hospital de referência
De acordo com o prefeito Paulo Polis, o Santa Terezinha é um hospital de referência local e regional. “Este mamógrafo representa mais uma grande conquista coletiva para a saúde pública de Erechim e região. Temos que agradecer aos nossos parceiros e parabenizar a direção desta Casa de Saúde que não mede esforços na busca de recursos para as melhorias necessárias que venham a qualificar ainda mais o atendimento às pessoas no hospital”, disse o prefeito.
“O Hospital Santa Terezinha tem atuado em várias frentes sempre buscando e primando pela qualificação de suas ações e serviços voltados à comunidade usuária da rede pública de saúde, através da melhoria de seus serviços assistenciais e também de obras físicas e da renovação de equipamentos”, explica Paulo Polis.
O mamógrafo foi adquirido mediante processo licitatório e custou R$ 1.012.000,00. O equipamento de imagem foi adquirido mediante repasse de emendas impositivas dos vereadores de Erechim.
Por Assessoria de Comunicação